Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

4 de janeiro de 2008

Religiosamente e Moralmente Incorrecta





Não sou fundamentalista de quase nada e não aprecio fundamentalismos. O quase é só para ressalvar alguém que ache que o sou (sorriso irónico).

Sempre apreciei o facto de alguém dar a vida pelos seus ideais, tanto politicamente, como por fé nas suas religiões, e não excluo ninguém.
P0sso pôr em causa os actos que levam a isso, mas a fé, essa aprecio.

O que critico na Igreja Católica, para além de outras coisas que hoje me não apetece falar,
- é a abertura para deixar pessoas que a não praticam, a poderem-se chamar católicos;
- é a abertura para continuar a casar pela Igrja, quem sabem que não é católico, apenas por ser uma tradição;
- é a abertura para medirem o rebanho, pelos que sabem não fazer parte do mesmo;
- é a abertura para, por dinheiro, anularem casamentos, para que esses possam mais uma vez casar pela Igreja;
- é a abertura de, por dinheiro, se poder deixar de fazer a abstinência, as chamadas "Bulas";
- é a abertura de ser Ela própria um mundo de hipocrisia;
- é o facto de ter medo de ter poucos adeptos;
- é o facto de ter medo de desaparecer;
- é o facto de ser economicamente pedinchona, quando é estruturalmente rica;
- é o facto de ser a primeira a abandalhar, e dar maior importância aos bens materiais do que aos bens espirituais.
- é a estupida ostentação.

Para mim, todos estes itens é que farão com que a Igreja possa desaparecer num futuro, quando o poder material e político se passar definitivamente para o oriente.

Aparvalha-me a constatação que os católicos queiram que a Igreja tudo lhes ature, que ainda se abandalhe mais e não percebam que já está a entrar em decadência não, por não se "abrir" ainda mais, mas porque os católicos são os primeiros a quererem que o materialismo financeiro, a ostentação, e o consumismo, valham mais que os poderes ditos espirituais.

Há umas entradas a baixo perguntava o que se passaria se Jesus voltasse agora.

Retiro a pavra Jesus e ponho Cristo.
Que pensariam os católicos se Cristo fizesse hoje o Sermão da Montanha?
Ou pensarão os católicos que Cristo não repetiria a frase " é mais difícil a um rico entrar no Reino de Meu Pai, do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha"?

Há anos sem fim, que os Bispos espanhois vinham a pedir a todos os Papas que fizessem santos, os padres mortos pelos Républicanos na guerra civil espanhola. Nunca o conseguiram.

Porque será que um Papa, talvez dos mais cultos e inteligentes que a Igreja tem tido nestes muitos últimos anos, deu de mão beijada a Espanha aquilo que os seus Bispos nunca tinham conseguido.
Porque será que Bento XVI sentiu necessidade de ter mártires da fé, da era moderna?

Dá que pensar, não?


Adenda: Não gosto de Bento XVI, por razões que não me apetece falar agora.
E antes que o Luis Maia me bata muito, devo declarar que considero igualmente mártires dos seus ideaias, todos os Républicanos mortos, não só durante a guerra civil, mas também todos os que foram mortos por Franco.

6 comentários:

Luís Maia disse...

Não sei Maria Faia, onde foste buscar a ideia que te poderia "bater" (só se fosse com o meu pensamento florido), quando subscrevo por inteiro, inclusivamente no que ao pastor alemão diz respeito.
A questão das bulas vem desde 1190 (D.Sancho I) assinada por Clemente III (salvo o erro) e foi uma das causas da revolta de Lutero.
Crimes da Igreja mais do que muitos, ocorre-me porque há dias escrevi num dos meus blogues sobre a questão dos castrati que Ígreja jesuisticamente condenava, mas que usava nos seus coros em especial na capela Sistina, onde cantaram até 1903, mesmo depois de ter sido oficialmente extinta a prática da castração de jovem miúdos pobres em Itália masi de 30 anos antes.

maria faia disse...

Só me baterias em relação aos Republicanos Espanhois

foi essa que ressalvei.

xistosa, josé torres disse...

Religião???
Gosto muito do Verão, de águas cálidas, areia limpa e chuveiro para a dessalga.

À noite pode ir um Gin qualquer, pois além de maduro tinto e espumante com peru, não gosto de mais nada!

Já sinto a brisa marítima,
espreguiçando-se nas areias
e a lua solitária, intima
que me ilumina uma sereia.
xistosa, 05.01.2008, ás 00.49

Anónimo disse...

Querida Maria!!!

Há tanto tempo que não passava por aqui!!!
Vim deixar-te um beijinho enorme...e desejar-te um 2008 repleto de tudo o que é bom!!

Em relação ao teu post...bem!Eu sou católica..não praticante!Há muito que deixei de acreditar na Igreja por esses itens que escreveste e por outros tantos!!!Muito ficou ainda por dizer...mas sinceramente acho que a cada dia que passa a Igreja perde "adeptos" por todas "essas" hipócrisias e outras!!!
Valha-lhe a sua fotuna incalculável...e há muito que os seus dias já teriam tido um fim!!!

Um beijo enorme
Cleo

maria faia disse...

Pois eu Xistosa

adoro Gin tónico de preferência, mas só o bebo nos fins de tarde de Verão.
Não sei porquê, ou por outra, há já muitos anos que o ligo ao Verão e aos fins de tarde, bem sentada, reclinada mais exactamente a olhar....o que a vista abarcar.

maria faia disse...

Querida Cléo

Bom Ano minha querida, nunca é demais desejar-to.

Tens toda a razão.

Temas e Instituições