Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

31 de dezembro de 2007

Batemo-nos mal

Não, não temos aquilo porque nos batemos, a maior parte das vezes porque nos batemos mal.

Cá venho eu fazer de advogada do diabo, que é aliás um papel que gosto de fazer, que me cai bem.

Se nos comparas aos espanhóis, então é que estamos mal.

Não podes falar de ordenados mínimos ou compará-los, sem comparares as economias de cada um, e principalmente a qualidade de empresários. Ou julgas que os ordenados mínimos caem do céu?

Caso não o saibas, todas as transformações que os espanhóis sofreram desde a Guerra Civil, foram feitas por:
- Franco, com uma muito maior estratégia que alguma vez Salazar teve, (porque Salazar a não teve, coitado, ele também provinciano e mesquinho).
- PSOE com Filipe González, que foi determinante para o desenvolvimento da Espanha com os dinheiros comunitários.
- PP com Aznar, que terá feito algumas asneiras grossas, mas que a nível económico continuou a desenvolver a Espanha.

Por isso falando de Espanha, percebes que nada tem a ver com partidos ou blocos centrais, mas sim com a falta ou não de estratégia, que nós portugueses não temos de todo.

Essa falta de estratégia levou que se não fizessem as reformas, que outros fizeram sem o povo muito sofrer, com os incríveis fundos comunitários, que têm agora de ser feitas e pior do que isso, têm de ser feitas ainda a doer mais e ainda mais profundamente. E contra isto não há argumentos, quer queiras quer não.

O mais grave para mim, é que neste momento, (há tanto tempo já) não há alternativas.

O PP, com Paulo Portas ou outro qualquer dos que por lá andam?

O PCP, com Jerónimo de Sousa, ou qualquer dos outros fundamentalistas?

O BE, com Francisco Louçã, que não tem sequer quadros suficientes para formar governo?

Depois pegas em argumentos falaciosos.

Na educação, Portugal tem gasto per capita, mais que a maior parte dos países que maiores resultados têm obtido na questão da educação. O que está mal na educação não é o dinheiro gasto, mas sim os resultados obtidos, por umas malfadadas reformas que vêm desde o tempo de Roberto Carneiro.

Na saúde, quando se gastava mais, eram ainda piores os cuidados oferecidos. Nos hospitais civis, morre-se normalmente nas urgências, mas também sempre se morreu, à espera de ser atendido. Não é por falta de dinheiro.

Batermo-nos decididamente para votar noutro partido?

Ni hablar!

Para nos batermos é necessário fazê-lo para termos uma outra revolução, antes que a direita o faça, desde que haja no país alguém com um mínimo de estratégia política e económica para o futuro do país, mesmo que isso pressuponha, perder as eleições quatro anos depois.

Ora, quem será neste país que seja um bom estratega e queira ir para o governo?

Mas que fique bem claro, que será a última vez, do meu lado, que vou discutir política neste blog.

6 comentários:

Luís Maia disse...

Curiosa a forma como colocas a questão, parecendo que eu disse umas alarvices.

Como se eu tivesse dito alguma coisa essencialmente diferente, do ponto de vista que defendeste.

A meu ver os nossos textos complementam-se ou pelo menos se quiseres, eu estou genericamente de acordo contigo em quase tudo o que aqui escreves
.
Sobre Espanha constatei um facto, sem debitar razões tu foste às causas para justificar o mesmo que eu, parecendo que discordaramos.

Eu constatei um facto sobre diferenças de ordenado mínimo no tempo, tu explicaste as razões e muito bem das causas desse dado numérico, que não cai do céu.

Eu não disse que deveríamos ter o mesmo ordenado mínimo que os Espanhóis, só sou moderadamente alarve.

Lamentei apenas o facto de o não termos e dos incompetentes que ao longo dos anos, nos têm cada vez mais atirado para a cauda da Europa.

Se leres mais atentamente os dois textos, verás isso.

Digo isto porque sem o mencionar, o teu texto é uma resposta à minha entrada anterior.

Curiosamente eu não avancei com nomes de partidos, não indiquei pistas de sentido de voto, apenas disse que a meu ver, uma das formas de nos batermos para mudar as coisas era exigir que os partidos sirvam os nossos interesses.
Acho que "bezerramente", votar sempre nos mesmos só porque é habito, deveria acabar, tornar o nosso voto mais agressivo ao mesmo tempo que quero dizer, que "desistir" das urnas, não é solução e penso que o nosso povo, tende a tomar essa atitude.

Eu não falei em partidos, insisto, mas afinal esqueceste que o PSD tem responsabilidades e não o mencionaste como alternativa. Mal vai a questão quando se esquece o principal partido da oposição.

Já agora pergunta o falacioso se votar noutro partido Ní hablar (reflexos iberístas ?), como prevês essa nova revolução e esquerda ?

Armas na mão ? Passionária ou Rosa Luxemburgo em versão saloia ?

O falacioso continua a insistir que, lhe chocou, que se tenham poupado 330 milhões de euros, num país tão carente em termos de cuidados de saúde.

Economizar significar, retirar, fechar, dispensar. Se entendes que significa racionalizar, melhorar, optimizar, melhor, mas não é isso que sinto e vejo nas emissões do Telejornal.

Vejo o povo lamentar-se nas ruas, vejo que de Montalegre a Vila Real são 140 Kms é um pouco distante, para se ter cuidados de saúde, em condições, nem toda a gente tem carro.

Desculpa lá a falácia, mas agradeço que introduzas a questão da saúde no teu programa de revolução armada.

Detesto os milhões que se gastam nos programas idiotas de fogo de artifício onde todos os anos o dinheiro dos nossos impostos é queimado.

Detesto aquela monstruosidade do túnel do Terreiro do Paço, onde de novo se gastaram vários milhões de euros, depois associo tudo isso e penso que afinal alguém anda a maltratar o nosso povo, para gastar nessas coisas inúteis.

Vais abandonar os temas políticos neste blogue ? Gostei tanto de ler as tuas dissertações sobre política fiscal, ou o tema das relações laborais que escreveste há dias, por aqui.

Alguma razão especial ?

Luís Maia

maria faia disse...

Porque será, que sempre interpretas mal o que escrevo?

Incrível, ter-me esquecido do PSD depois de ter pensado que com o Meneses ou outro qualquer nem valia a pena falar dele.
Se Cavaco Silva foi o melhor que pensam que tiveram e eu penso que talvez tenha sido o pior 1º ministro que tivemos....

Na Saúde, o que havia na maior parte dos lugares, Luís, era tão mau, que a seguir a darem entrada no hospital e depois de esperarem não sei quanto tempo para serem observados, eram metidos numa ambulância e de seguida transferidos para o hospital mais bem apetrechado.
Se achas que é assim que se cuida das pessoas....

Para mais tu nunca trabalhaste em nenhum hospital e eu trabalhei em vários e sei dos incríveis desperdícios que se faziam, além dos roubos dos próprios médicos de material caro que levavam para os seus consultórios.
Porque não há-de ter sido parte da poupança em melhores recursos?

Acho que bastou o nome dado ao post, para ter ficado mencionado que era uma resposta à tua anterior entrada.

Não penso que tivesses dito alarvices, nem sei onde foste buscar essa ideia, penso é que vejo as coisas de maneira diferente da tua.
Não acho que o mal seja dos partidos, sejam eles quais forem, acho sim, que o mal é a falta de estratégias que os portugueses em geral e os partidos em particular, têm para o país.

Foi isso que tentei justificar quando falei em Espanha.

O facto de tu não falares em partidos, não quer dizer que eu o não faça, ainda por cima se pensava que tinha falado em todos :)
faltava o PSD, que é o mesmo que nada.

Eu não disse que ia abandonar os temas políticos, SÓ disse que não ia DISCUTIR política neste blog.

Não sei como se há-de fazer a revolução, mas que se tem de fazer, isso tem, porque se a esquerda a não fizer, podes crer que mais cedo ou mais tarde a direita a fará..
Esta é a minha convicção e como estou a fazer futurologia, posso estar errada, apesar de pensar que não estou.

não gosto dessas ironias que usaste para me responder, e é uma das razões porque não discutirei mais, nem contigo nem com ninguém, política neste blog.

xistosa, josé torres disse...

Não sei se já o disse, mas tive o meu pai preso, em 1965. Na passagem de ano.
Nunca mais esqueço ...
Mas antigamente apontávamos para os culpados e ainda que fossem "ad eternum", sabíamos quem era o cérebro.
Agora é ou foi sempre o anterior.
Temos o Sócrates, que tomou as medidas que o Cavaco no 1º governo, quando recebia milhões e milhões, nem pensou fazer.
Quando tudo estiver desbaratado ... voltam as eleições ...
Se Sócrates ganhar, (em 2009), talvez soframos mais dois anos e isto encarreire.
Agora se for o Menezes.
Veja-se a quantidade de contradições em pouco tempo ...
Será outro abutre ...
Aos 61 anos já não tenho ilusões ... mas o sacana do Presidente, tem netos ... não vê o descalabro, principalmente na justiça?
Na educação, onde os professores passam o tempo a preencher merdas de fichas, que não servem para nada.
Nem agora nestas mini-férias tiveram descanço ...
Felizmente que a minha mulher é da mesma raça do "eu" e reenviou os e-mails, argumentando que estava de férias.
Mas mesmo assim, o "bichinho" levou-a a ter tudo preparado para os próximos dias.
(Felizmente que também está reformada do ensino oficial ... se não, não sei o que seria).
36 horas na Escola e depois, preparar lições, fichas, testes, corrigi-los e agora os devaneios duma Sinistra da educação que ... cala-te!
Nas próximas décadas vamos ter a continuação da classe política mais vil, mesquinha e ladra, dos últimos 30 anos.
Mas todos se poderão gabar que conseguem reformas superiores ao ordenado.
Como será possível??? É intrigante!

Deixemos a política, que sempre cheirou mal e que 2008, me leve ao Governo.
É necessária uma limpeza e eu tenho um panamá muito bom para essas grandes limpezas!

Um 2008 com saúde e dinheiro para pagar a saúde e os restantes artigos.
Quem conseguir, que vá viver para Espanha.
(Felizes os tempos em que a peseta valia $33, ou seja, cerca de 1/3 do escudo e as moedas eram em prata, as de 50 pesetas!)

Anónimo disse...

Que fique claro, que eu não pretendo transformar este blogue comum, num comício político, muito menos de propaganda partidária.
Tenho as minhas convicções, mas o que me revolta e no meu blogue pessoal aí sim isso é bem evidenciado, são aquilo que considero serem as permanentes agressões, ao bolso e ao bem estar desta pobre gente, Cheia de defeitos que abomino, mas constantemente açoitada pelo flagelo da insegurança, do desemprego e de tudo o que é ruím.
Naturalmente que só posso revoltar-me contra os que estiveram no poder, dai as referências ao bloco central.
Mas sinceramente digo, tomara eu poder elogiá-los e que a sua acção remetesse o partido em que voto, para os fundos do hemicíclo, seria bom sinal, se calassem de vez a voz daqueles que se revoltam, era muito bom sinal.
Porém vou tentar revoltar-me só na minha casa, falemos por aqui então de coisas bonitas se as houver claro.

maria faia disse...

Chiça que és mais teimoso que eu sei lá o quê, Luís!

Já te disse não sei quantas vezes que podes falar, escrever, escarafunchar o que quiseres.

Eu é que não vou discutir contigo, ponto.
não quer dizer que os leitores ou comentadores não o façam.-

E olha lá, e desde quando é que a ironia é um argumento?

maria faia disse...

Não sabia que o teu pai, tinha estado preso, Xistosa.
penso que deve ser inesquecível.
Ver aqueles gajos a entrar porta dentro como se estivessem na deles e ainda fizessem favor em nos deixar lá ficar.

Mas qual presidente? o Cavaco Silva? que quer agradar a deus e ao diabo?

Também não tenho dúvidas que a classe política só vai piorar.
Enquanto andarem todos a "meter o chico" na política porque os tachos são os maiores do país...

Temas e Instituições