Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

28 de novembro de 2007

As Pessoas não mudam!


Quem me deu a ideia foi a Isabela do O Mundo Perfeito com o post Novos colonialistas desiludidos.
Este Post começa com uma frase com que eu não podia estar mais de acordo: « as pessoas não mudam»
Acrescentaria, que se mudarem, é até para pior.

Isto dito, devo acrescentar que provavelmente é um certo tipo de pessoas que não muda, as pessoas que têm orgulho em ser facciosas, que têm orgulho em ser xenófobas, as pessoas que têm orgulho de ser racistas, as pessoas que têm orgulho de ter crenças que oficialmente condenam este tipo de pensamentos e acções, mas que oficiosamente e no confessionário dizem

- minha Filha/o, entendo-te muito bem, mas Cristo diz que nos amemos uns aos outros, por isso terás de rezar um padre-Nosso como penitência, dirá o padre enquanto esfrega as mãos, que parece de contente, mas que é só porque não sabe o que fazer com elas. vai em paz e se acontecer outra vez volta a pecar.
Sei que poderei parecer injusta, mas a caricatura não é injusta, quando muito será cruel.

Mas lembro-me bem de uma familiar, professora, que só batia na sobrinhita, sua aluna, mas que lhe arreava forte e feio, porque era do ramo mais pobre.

Lembro-me, dessa mesmo, metida a rata de sacristia, e em conversinhas e requebros, frente a um padre da sua muito estima...

Lembro-me de famílias, todas cristãs, mas que diziam com orgulho que no seu sangue não corria nem sangue preto, nem sangue judeu, nem sequer mouro!

O que me ria, quando tal ouvia, sabendo-se que sangue estrangeiro é que não havia naqueles Pereiras e Oliveiras, snobs, morenos, de cabelos bem ondulados.

Não, as pessoas não mudam, Isabela, tens toda a razão, e com a idade refinam.

É provável que contra mim esteja a falar.

7 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Gosto muito de discutir religião ... olhos nos olhos!
Não discuto Cristo, Maomé, Alá, Buda, Osíris, Rã, Orus, e sei lá mais quantos ...
Todos foram criadores do ... NADA!!!
Nem acredito num ser superior ...
NUNCA O TIVE !!!
Apesar de ser funcionário público e sujeito ás hierarquias ...
Nunca tive pruridos em falar alto e a bom som e tom ...
Talvez por isso tenha sido penalizado ao reformar-me ...
Mas foi há 11 anos e já me esqueci ... o que me ROUBAM MENSALMENTE que seja para engordarem e rebentarem os ... (eles sabem quem são!)

Estou metido numa nova faceta, não tenho tempo para nada, aparecerei brevemente!

Luís Maia disse...

Pois é Xistosa roubos de pensões a funcionários públicos assim de repente, deixa cá ver, surge-me um nome Cavaco Silva.

Ele continua por lá (as pessoas não mudam), agora travestido de Sócrates, que continua a meter a unha no bolso dos reformados.

As pessoas não mudam por isso eles se amam tanto.

maria faia disse...

Oh! Xistosa


Tu estás sempre cheio de projectos, não paras!

Hierarquias? comigo sempre deram mau resultado, isso foi umas das razões que me levou, quase compulsivamente, a optar por sair da Função Pública.
ainda bem! nada arrependida.

xistosa, josé torres disse...

Só tinha que estar duas horas, das 10.30 ás 12.30, para atendimento aos técnicos ...
Quando apareceu o picanço do ponto, nunca i fiz, enquanto o director não o fez.
Conclusão, criaram um código, 400, para serviço externo.
O director nem interno ... mas ... nunca invejei as posições dos outros, eu é que gostava de falar frente a frente.

Tenho quase realizado o sonho de abrir um restaurante. Só sobre a minha responsabilidade, tipo "Tasca". Um só prato por dia e sem lista.
A cara metade é que não quer, mas só vou trabalhar de 2ª a 6ª e em príncipio só jantares.
Era para ter assinado hoje o contrato, mas com a greve e falta acertar pequenos pormenores, pois não pago renda, nem luz, só a água, porque se situa em Gondomar.
É o edifício das antigas captações de água do Porto.
Está praticamente montado e fechado.
Depois de velho, eu, que quase me reformei só para jogar ténis, vou deixar um desporto que adoro.
Fica para os sábados.
Chega de conversa, a tinta está no fim!
Cumprimentos.

maria faia disse...

Só fui a Gondomar uma vez na vida,tenho de lá voltar rapidamente.
Se faz favor, Xistosa, dá a morada e diz quando abres.
também tive o sonho de um restaurante, mas para já, fica para quando for mais velha.

xistosa, josé torres disse...

Fica em Zebreiros, mesmo a bordejar o rio.
Ali o Valentão Lourinho não conseguiu por a pata com betão!

É um local verdadeiramente aprazível, mesmo com chuva e frio.
Tel o princípal: local para estacionar.
Só a segurança é que ...
Só se dormir lá ou mandar blindar o edifício.
Era onde ficava o pessoal que trabalhava na central.
A principal captação de água do Porto, com um poço, com cerca de 35 m de profundidade e as máquinas de elevação de água lá no fundo, com um edifício envidraçado, redondo, à prova de água. O rio chegou quase a cobri-lo.
O edifício principal, tem 8 quartos e banhos no 2º andar, sala de jantar enorme + banhos no 1º e no r/chão, que é o que necessito, a cozinha com um balcão e mesas para cerca de 40 pessoas.
Vou trabalhar por desporto e GOSTO.
Ontem, eramos 26.
Fiz uma paella de peixe e marisco, só os ingredientes foram 317 euros.
Fora 1,5 litros de azeite, alhos, açafrão, sal, trabalho, gás, desgaste do material e água.
Feitas as contas, em "material", eram cerca de 15 euros.
Um prato destes, confeccionado com todos os matadores e à descrição, num restaurante, levava factor 4.
Seriam 60 euros por cabeça.
Alguém iria lá comer???
Isto sem sobremesa, que normalmente são tartes geladas ou bolos gelados, pois não tenho geito nem paciência para fazer doces e também não sei.
Faço um pudim no microondas, um leite creme e um bolo de frutas, porque é tudo a olho ...

O principal problema e bem grave é a segurança.
Não se pode deixar nada, pois até roubaram o cilindro de aquecer a água, só para lhe roubar o cobre.
Uma boa semana!

maria faia disse...

Não podes é ter prejuízo!

Querido Xistoso, isso é mesmo amor à arte.
mas percebo bem o gozo que dá ter verdadeiros apreciadores sentados à mesa.

Temas e Instituições