Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

25 de novembro de 2007

As frases que nos enervam

Li hoje numa publicação que acompanha um dos nossos jornais diários, que existem uma quantidade de frases, que nos enervam, nos "viram a borboleta" e que de uma maneira ou doutra, aqui ou ali sempre acabamos por levar com elas.

Juro que estas eu nunca disse, provavelmente digo outras, que enervam os meus amigos, que têm a delicadeza de não me informar, chamando-me chato.

Talvez esse acto inconsciente, possa ser remediado, pelo que convido todos os visitantes cá da casa a enviarem as suas sugestões para as frases que considerem mais enervantes, talvez assim, possamos contribuir, em acto de verdadeiro serviço público, para a sanidade das nossas almas.

Algumas frases de abertura retirei da referida revista

  1. Eu, na tua idade ...
  2. O quê, decidiste ir-te embora ? Abandonas assim a tua mãe ?
  3. Neste Mundo só se safam os melhores
  4. És parvo ou quê ?
  5. És igualzinho ao teu pai
  6. Os homens são todos iguais.
Acrescento a esta lista alguma das "pérolas" mais irritantes do léxico nacional que normalmente me levam aos arames

7. Isto no tempo do Salazar era melhor
8. Os políticos são todos iguais.
9. O Benfica é o maior clube do Mundo.
10. Não é para me gabar, mas os meus filhos são uns anjos.
11. Eu não te avisei ? (Dedicada a uma amiga)

No artigo em causa, chamavam-se a estas frases assassinas, pelo impacto que produzem no equilíbrio do nosso sistema nervoso.

Quem ajuda a identificar algumas dessas criminosas ?

3 comentários:

inespimentel disse...

Começar uma frase com um definitivo: "- Isto é assim!"- mata toda a argumentação possível.
Começar uma frase com um
"-Vocês...", quando se está a falar com uma só pessoa e esse vocês atira o ouvinte para um grupo com que nos querem identificar( mulheres, determinada família, função pública, portugueses, enfim, massas anónimas que não são um TU).

Luís Maia disse...

Ines

Não afino assim tanto com o "Isto é assim", dá-me a impressão que funciona como motor de arranque.
No Norte começam normalmente por dizer
"Ora b(v)em .... ".
Essa do vocês é realmente irritante, colectiviziando o que o não é : Está implícito na frase detestável " Os homens (vocês) são todos iguais.
Outra variante é o "Eles" aquela identidade indefinida fomentadora de todos os males, mas que no fundo branqueia os verdadeiros responsáveis pelo actos .

xistosa, josé torres disse...

para manter a "insanidade mental, as 6 1ªs, (perguntas), nada de enganos ..., sáo trivulgaríssimas, bem como a 1.
a
2.
a mãe necessita de respirar e de ter tempo para pensar ...
3. só se safam os que batem com mais força com os calcanhares no cu.
Isto perante perigos iminentes.
De resto a mediania da nossa juventude, (onde incluo os meus filhos - não sou um apodacrítico), não os leva muito longe, sem um cartão de "boas-festas", que diga PS ou PSD.
4. e 5,
Não, não são como os pais.
Avida de agora obriga a vender a alma e o corpo ...
Nunca me verguei, mesmo a poderosos, por isso tenho uma reforma um pouco acima da fome, mas mais nada ...
6.
São todos iguais de costas.
De frente, há os que olham para o chão e os que fixam OS OLHOS NOS OLHOS.

No tempo se Salazar, não sei se conheceu as "normas", espero que não.
Os NOSSOS políticos são todos da mesma família "OS URUBOUS E ABUTRES". " A ARMA É O VOTO DO POVO"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O Benfica é o maior, a seguir ao meu Belenenses, não a seguir ao clube que tem pelo menos um jogador, que em 4 jogos seguidos, dá 4 cotoveladas, nos adversários, coisas de pequena monta, para ele que é uzeiro e vezeiro e é considerado o melhor na "arena"

Eu não te avisei?
Quando sabe melhor AOS DOIS, dá aborto!!!!!!!!!
Não? Então como explico à mulher e tu ao teu impotente marido????

Boa noite que se faz tarde!

Temas e Instituições