Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

24 de maio de 2008

DUAS RECEITAS PARA O XISTOSA


Laranjas em calda e sua casca

Diz lá que não parece nome de Nouvelle Cuisine”? mas não é!


Laranjas – no mínimo uma por pessoa.

Açúcar – a olho

Água – a olho

Juliana de casca de laranja- a olho

Tira-se o vidrado da casca, a duas laranjas, bem lavadas anteriormente. Costumo fazê-lo com um descascador de lâmina fixa. Façam como quiserem.
Ponham num tacho com água, o vidrado da laranja a cozer durante dez minutos, estas laranjas devem ter bastante molho, depois deitem açucar, bastante para fazerem rapidamente um ponto perto do ponto de pérola (106º). Mas logo que comece a ficar ligeiramente pastoso, na colher de pau, está bom. Pode-se juntar licor de laramja, qualquer um, desde que bom. Eu prefiro sem licor.

Enquanto o tacho está ao lume, descascam as laranjas, com faca sem deixarem nenhuma parte branca e cortam ao meio na horizontal. Costumo tirar a parte branca da laranja que está no meio de cada metade e para fazer bonito ponho uma cereja cristalizada. Não fica mal, mas eu nunca como a cereja. Põem-se numa taça funda.

Nada de ideias inteligentes de cortarem às fatias, que depois fica uma porcaria.

Quando o molho está pronto, acabado de sair do lume, deita-se por cima das laranjas. Deixa-se esfriar e ponham ou não no frigorífico, como preferirem.

Ótima , rápida e desenjoativo.

Bolachas recheadas ou uma espécie de Blättertorte

Vai por mim Xistosa, parece mais complicada, mas se a provares nunca mais queres outra coisa. Se faz favor fazes tal e qual eu te digo, mesmo que te avisem que é disparate, porque não há ninguém que faça esta massa melhor do que eu.

Massa

250 gr. de farinha

250gr de manteiga

Uma clara de ovo

6 colheres de sopa de açúcar (não é rasa é cheia)

Meio pacote de daqueles de 250gr de amêndoas, ou avelâs ou nozes ( o que houver em casa), com amêndoas é a melhor forma, mas as outras também são boas


Ralas as amêndoas (no 1,2,3) enquanto derretes a manteiga sem deixar ferver (é aqui que dizem que é asneira, não faças caso)
Juntas à farinha, e à clara e ao açúcar e mexes com os dedos o menos possível, só mesmo para tudo ficar ligado. Deve descansar meia hora no inverno, uma hora no verão, cá fora. Não ponhas no frigorífico (outra asneira, mas não faças caso).

Enquanto espera, abres uma lata das pequenas de ananaz e cortas as rodelas aos bocadinhos. Depois de cortados apertas bem entre as mãos para lhe tirar todo o sumo.

Bates um pacote de natas frescas de 2 dl, com a batedeira e com as varas de bater claras, quando ficarem a começar a ficar presas, pões-lhe dentro Canderel ou parecido. Faço sempre o Chantilly com adoçante. Pões a olho e depois vais experimentando até estar com a doçura que gostas. Cuidado para pores a máquina a trabalhar na velocidade mínima se não o adoçante voa por todos os lados.

Ora agora vamos à parte mais difícil, mas a melhor, o fazer de duas bolachas grandes. Acende o forno a 200º
Vê bem o prato de bolos onde vais colocar e arranja um tabuleiro de alumínio, ou dos pretos mais antigos da mesma largura.

Viras o tabuleiro ao contrário, ficas com o fundo virado para cima. Pões ou cortas uma folha de papel vegetal anti-aderente, por cima. Divides a massa em dois, faz uma bola com cada uma. A massa está mole e pega-se às mãos e a tudo, por isso pões por cima da massa os bocados necessários de papel filme, até abranger a largura do fundo do tabuleiro.Depois com as mãos vais esborrachando a massa até atingir a largura que queres e dás-lhe o formato redondo se o prato for redondo ou a forma que quiseres.

Vai ao forno até ficar dourada escura, quando tirares, deixas A BOLACHA ARREFECER. Só depois a tiras com cuidado com as duas mãos por baixo. Ai se a ASAE sabe que se faz tudo com as mãos, bem lavadas claro.

Repetes a operação com a segunda bola. Não te distraias com o forno, não leva mais de vinte minutos se tanto.
Depois é rechear com o chantilly e ananaz. Também fica muito bem com simples compota de framboesa, da Casa de Mateus.
A segunda bolacha é só pôr por cima. Para ficar linda, salpica-a com açúcar em pó.

Faz só no dia, e não recheies senão no dia. Ao cortar desfaz um pouco, mas não te importes, vais fazer boa figura, garanto-te.

É mais fácil de fazer do que ler.

Experimentem, são ambas deliciosas.


18 comentários:

Anónimo disse...

Huummmm,deliciosas.
Olha,sabes q eu adoro cozinhar,é a sorte da Rainha,q é o meu oposto.lololol Mas não me atrevo muito a fazer sobremesas,nem sei bem porquê,tenho receio q saia tudo mal.Mas vou experimentar estas este fds.;-) Depois digo como ficou,ok?
Já sabes,q se não aparecer aqui ou no Claras até 2ª feira,fui parar ao hospital com 1 intoxicação.lololol
Beijo
JC

Anónimo disse...

não ficas com nenhuma intoxicação lindo.

Qualquer delas é óptima e os putos lambem-se.

Beijinhos

xistosa, josé torres disse...

Sobremesas não são o meu forte.
Normalmente as frutas de conserva, lavo-as em diversas águas e enxugo-as com um pano.
Isto é só um aparte.
Agora o que é lamentável é depois do trabalho com as laranjas, inclusive queimar-me, (106º), ao meter o dedo, para verificar o ponto, depois desta trabalheira, meter as laranjas no frigorífico ou não.
Eu que pensei que era para as passar pelo "estreito" abaixo. Lamentável.

Nas bolachas recheadas, posso fazê-las do tamanho da cara da Manuela Moura Guedes, ou convêm um pouco menores?
Não sei se vou experimentar esta receita, é que a minha mulher anda-me sempre a dizer, que só lhe ralo o juízo, agora mais uma ralação de amêndoas, ainda sou banido do presépio.

Faço a dobrar, quer dizer em duplicado e envio pelo e-mail!!!
Vou experimentar, talvez já amanhã.

Podem-se copiar as receitas ou tenho que levar o portátil para a cozinha, com os inconvenientes do pó de talco que costuma desprender-se do moinho (tipo do café), mas que só serve para açúcar.
O outro, (o do café), é mais negro.

Tenho que pedir ajuda, porque a minha batedeira portátil, não sabe fazer chantilly, comprei-a barata, mas tem o vício de só fazer manteiga doce ...
Na minha mão nunca saiu um grama, ou como é a olho, uma pinga de chantilly.
Sai manteiga para o bolo de bolacha.
Talvez o subconsciente da máquina já esteja sintonizado com o meu ... é que bolo de bolacha, bem fresquinho, gelado de qualquer tipo e qualidade, só tem que ser MUITO e chocolate negro de culinária, partido em pequenos bocados, dão uma ajuda enorme a escrever na, ou para, a Net.

Estou a ficar sem tinta.
Um bom fim de semana!

Anónimo disse...

Querido Xistosa

Gargalhada.

Fica em manteiga, porque bates demais, se bateres durante menos tempo fica chantilly.
Quem te mandou pôr o dedo ca calda de açúcar?
Só mandei pôr no chantilly.
Mas se fizeres manteiga doce, nesta sobremesa também fica bem.

beijinho e bom fim-de-semana.

Luís Maia disse...

Estou melhor finalmente obtive autorização mulheral para tomar anti-inflamatório Flexiban (serve ?), fui à osteopata-massagista, fez-me umas correntes ultra-sons e massagens violentas em cima do músculo.
Depois mandaram-me colocar um emplastro que não é Leão, mas para o Leão, chamado TransAct e que noto estar a fazer-me bem, aguento-me melhor por aqui

Aqui fica a minha receita de emplastro e os meus agradecimentos à querida Minucha que preencheu o dia magnificamente substituindo-me, com esta receitas, que o meu dedo de guloso compulsivo advinha ser magnífico.

Está aqui desenhado um verdadeiro choque de titãs da cozinha com o reforço do Imperador e que realmente estou certo preparariam um magnífico almoço não virtual.

Um abraço

Anónimo disse...

Marta querida!!!
Venho fazer uma reclamação!!!hahahahahahaha
Mas não é contigo..é com o meu imperador..que disse que ia fazer as sobremesas e não vi NADA!!!:(
Bolas...e agora que vim ler..ainda fiquei mais aguada!!:(
Beijinhos
Cleo

Anónimo disse...

Olha..ainda por cima ele está a fazer o jantar..e está-me aqui a chegar um cheirinho!!!Cruzes!!!hihihihihihi
Mas que agora marchava um bocadinho principalmente da tua receita..lá isso marchava!!!:(
Bolas..isto lá se faz a uma grávida??? hahahahaha
Beijinho

Anónimo disse...

V~e lá a tua sorte, de teres a idade da geração dos meus filhos...

A geração dos homens na cozinha, não é que na minha também não haja alguns que se sintam bem a cozinhar, mas regra geral....

Eu não me posso queixar, porque a cozinha é o meu mundo mágico, e não deixo que ninguém lá mexa.
Podem-me fazer companhia, mas não mais do que isso.


beijinhos

Anónimo disse...

Luisinho

Ainda bem que estás melhor. caramba, bem disse que com pomadas só oito dias depois te estavam a fazer efeito.
Não sei o que é Flexiban, mas se é para o que eu penso....faz-te bem de certeza.

beijos, lindo e a continuação das tuas melhoras

Anónimo disse...

Queres ver q ainda nasce o puto com cabeça de bolacha e a pedir laranjas?lololol
Pronto,faço amanhã 1 delas,prometo.Não tive tempo.:-(

Eu sou muito bom cozinheiro,D.Marta,e gosto da arte.lolol Gosto sobretudo de ir para a cozinha e inventar.O unico problema é q desarrumo tudo e uso a loiça toda do armário às vezes para fazer 1 bife.lolol Também,não se pode ser perfeito né?Mas sabes,cá em casa eu e a Rainha,fazemos tudo a meias.Eu sujo,ela limpa.Eu cozinho,ela come.Eu desarrumo,ela arruma.Fica tudo mais fácil.lololololol
Beijo às 2
Abraço aos senhores dos comentários,com desejo de rápidas melhoras para o Luís.
JC

Anónimo disse...

A das laranjas é a mais rápida.
A outra, porque a massa TEM DE DESCANSAR, deixa-a para o fim de semana, ou então fazes a massa de véspera.
mas não ponhas no frigorífico.

O Luisinho já está aí para as curvas, não vês que tomou Flexiban?
estás a ver ? flectir bem?
gargalhada

Beijinhos

Anónimo disse...

lololololoolol
Bem,eu dei o conselho ao Luís para dizer à esposa para lhe fazer umas massagens com a pomadinha,mas se foi ao sítio com flexões,melhor ainda.lololol
O q interessa é q esteja melhor e esteja aí para as curvas.;-)
Abraço aos 2.

Anónimo disse...

Coitado do rapaz, que só cá vem uma vez por dia, quando vir estes comentários há de ter vontade de apagar todos.

gargalhada.
desculpa lá Luís, mas hoje estou para a asneirada.

beijos aos dois.

Luís Maia disse...

Não venho nada uma vez por dia se estiver bem disposto, venho duas ou três.

Pergunto-me porque razão estas coisas duras que aparecem nunca acertarem nos músculos certos.

xistosa, josé torres disse...

Afinal, esfumou-se a oportunidade.
É que o filho veio de Manchester passar, 3 ou 4 dias e as mães, nestas alturas só têm olhos para os "mininos", mesmo que os marmanjos tenham já 32 anos e só gostem de gelado de noz e tem que ser do Lidl, bolo de noz e leite creme.
(mães no sentido lato ou chato do termo).
Mas como a filha sai ao pai, não gosta de doces, do nariz para cima, vou testar as ditas cujas mais tarde.

Anónimo disse...

Lindinho

estava a falar de agora, que estás doente

coisa duras? onde tens as coisas duras, estou a falar a sério.
Em que músculo, no trapézio! ou nos da nuca?
Custa-te dobrar a cabeça para a frente? e para trás? os lados também estão afectados?

parece interrogatório, mas o melhor é responderes direitinho, valeu?

beijinho

Anónimo disse...

Hoje, Xistosa, com tanto técnico cá em casa parece que me passou um carro elétrico por cima.

Quando fizeres, é que quero saber se gostaste ou não.
Mesmo que não tenhas gostado, dizes, OK?

Beijinho, Xistosa

Luís Maia disse...

Minucha

As gajas osteopata e massagista é que dizem, que é por causa da postura (acho que não devo dormir com as 2 almofadas que usei toda a vida)

Os movimentos de cabeça que indicaste são normais, não dói nada.
É no músculo que vem do pescoço e desce pelas costas abaixo do lado direito de quem saí.

As gajas andaram com a agulha electrónica e disseram isto está inflamado.

Amanhã tenho outra sessão a massagista agarra no músculo como se estivesse a torcer a roupa e calcula que nem me dá beijinhos nem nada.

Isto está um pouco melhr, mas o facto é que em pé ou deitado não dói é só quando estou sentado , mas gaora já incomoda menos.

Obrigado pelo teu cuidado

Temas e Instituições