Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

4 de abril de 2008

Mulher que no rio lavas....




Fotografia de Nuno de Sousa
Cliquem na fotografia, porque vale a pena


Mulher que já depois de tantos anos da revolução e de revolucionárias, a pedirem, a exigir, condições iguais, ainda aí está lavar a roupa no rio, que consigo leva a tábua de esfregar, os alguidares e o detergente, sem água canalizada ou esgotos.

Nem tempo tem para no rio se mirar, galochas altas calçadas, esfregando a roupa do seu homem….

Olho as sombras e os reflexos, e toda esta beleza, quando tempo tenho

Quando era jovem vinha para aqui namorar e ele dizia-me que era a cachopa mais linda, de entre todas a escolhida, e eu ria-me e ficava todo orgulhosa….….
no rio, enquanto por ele esperava, olhava meu reflexo com os outros misturados e gostava do que via, cabelo comprido muitas vezes feito em trança, delgada como um junco……
que rápido passa a juventude, sem termos tempo de nela mergulhar; quando vamos por ela, já não existe, fica só a marca.

Felizmente não sabemos o que o futuro nos traz, não é que tenha queixas a fazer, porque saúde tenho e trabalho não falta, felizmente, mas é vida de labuta que não me deixa em nada pensar, que faz com que chegue à cama derreada, sem vontade de nada e o meu homem ali a querer mais do que lhe posso dar.

Claro que tem razão, a Senhora, a vida não deveria ser só labuta, mas que havemos de fazer, os homens ainda não nos ajudam, nem me posso queixar do meu, que não é homem que venha da taberna bebido, que bebe também, mas não vem para casa a cair como tantos que por aí andam, nem vem a embirrar com ninguém, que nunca me bateu, tem defeitos como todos nós, mas não são nada por aí além.

Com os filhos? Não senhora, não ajuda com os filhos, mas isso é natural, os filhos é com as mães…está bem que também trabalho, mas os filhos sempre com as mães foram, só lá para a cidade é que as coisas mudaram e isso que está a dizer, deve ser só por lá ouvido.

Mas às vezes ao sábado quando o dia está lindo como hoje, venho para aqui sentar-me e às vezes, se não está ninguém à vista, até me banho, muitas vezes fiz isso quando era garota e mais tarde também, as saudades que tenho do tempo livre que então tinha…..
Não era muito que lá em casa éramos tantos que tinha de ajudar minha mãe, mas sempre tinha mais do que agora.

Mas nesses sábados que para aqui venho, até uma alma nova arranjo, e deixo-me ficar a olhar o rio que vai até Lisboa e penso se um dia me deixasse ficar a vogar nele se me levaria também, tão docemente como o faz às folhas que na água caiem.

Não sei nadar não, mas também não preciso, porque o rio só aqui é quentinho, aqui na margem com água pouca, com este sol depressa aquece. Mas hoje não tenho tempo.
Aquilo que estava a dizer era só a pensar…..
é o que penso quando tenho tempo para um pouco descansar. Não me faz falta e daqui não quero sair, o que queremos é ter melhores condições de vida.

Então até qualquer dia. Gostei de estar este bocadinho na conversa com a Senhora…….Ui! mas já me atrasei tanto…..Boa Viagem!

12 comentários:

Anónimo disse...

Já não vinha aqui há um tempinho..e em boa hora o fiz!!!
Marta..só te posso dizer que está fantástico...acreditas que há uns dias atrás me debati neste assunto?? Porque ainda as há...acredita...as lavadeiras, as oprimidas...as que pensam que o trabalho de casa e os filhos compete apenas às mulheres!! E mais...pensam que foi para isso que nasceram...e aceitam!!! Custa tanto...a mim chega-me a revoltar...mas que se pode fazer!! Acredita que ainda as há...e não são nada poucas..infelizmente!!!
Adorei este post...como sempre Marta!!!
Um beijinho muito grande
Cleo

CNS disse...

Muito bom, Marta. Mas infelizmente as coisas na cidade não mudaram assim tanto...Ainda há muitas mulheres, jovens, que se desdobram entre uma carreira, e papel de mãe-mulher, convencidas que tudo é "obrigação". E mesmo a palavra ajuda quando nos referimos ao papel do marido, companheiro, é de certa forma perversa. Ajuda, implica que alguém contribua para uma tarefa que unicamente nossa. A ideia será, talvez, partilha, dividir.
Um beijo

P.S. E está mesmo "lindinho".

Luís Maia disse...

Já tinha dito que achava este texto muito bom, não original no tema, mas feliz na abordagem, porque também o tom poético da paisagem e da foto que acompanha.

Tem uma vantagem, não diaboliza o homem como normalmente é colado em muito destes texto tipo "Luisa sobe a calçada".

Ele desta vez não é bêbedo nem bate na mulher e nos filhos o que de todo nem é preciso fazer, para homenagear essa mulher igual a tantas outras, cuja vida dura é o todo da sua vida, às vezes sem um sorriso em troca e nunca um flor .

Luís Maia

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o Luís Maia.Está mesmo "lindinho" este teu post!;-)
Concordo inteiramente com as palavras da cns,e sou homem,repara!Também acho q não é 1 questão de ajuda,mas de partilha e eu cá gosto de partilhar tudo com a Rainha,seja bom ou mau!Cá em casa,ninguém faz nada por obrigação,ou para ajudar o outro.Tentamos compensar,com o 1 1 gosta mais de fazer q o outro,ou tem mais jeito e vamos dividindo as tarefas.Ela por exemplo,não gosta muito de cozinhar,já eu adoro,mas desarrumo tudo!lololol Mas aprendi,q se desarrumo,tenho q arrumar,porque também se aprende.Detesto limpar e passar a ferro,já ela até nem se importa,embora agora tenhamos quem o faça,mas quando não tinhamos partilhavamos tudo,mas dividiamo-nos assim.Acabava por não custar muito,nem a 1,nem ao outro.Quanto aos filhos,por enquanto ainda só tivemos a Bruna,e agora o Gu,q como sabes,só é meu filho,mas sempre fiz tudo à Bruna,o q a mãe faz,excepto dar a mama,mas olha q andei lá perto!lololol
Vou-te contar aqui o q eu fazia,principalmente no primeiro mês,em q tudo era novidade para nós,e q principalmente devido ao horário do bebé andavamos ambos estafados.A Bruna comia de 3 em 3 horas,depois começou a alargar o horário para mais ou menos de 4 em 4.Eu estava de plantão à noite,ela estava de dia.Enquanto ela dormia(a mãe)e a filhota acordava para mamar,eu levantava-me,pegava na bebé,e metia-a ao peito dela.A maior parte das vezes,lógico q ela acordava,mas logo voltava a adormecer,pois o cansaço era enorme e eu ficava ali a segurá-la e a vigiá-la até ela terminar de comer.Depois pegava nela e voltava a deitá-la.Ah,não posso esquecer q punha-a também a arrotar,sempre!4 horas depois,lá começava tudo de novo,e assim foi durante quase 2 meses.Depois como é lógico as coisas acalmaram,e como a Bruna sempre dormiu muito,começou desde muito cedo a dormir as noites inteiras.Enfim,como te digo,sempre fiz tudo à Bruna,tal qual a mãe.
Deixo aqui esta partilha,para quem passe por aqui.Pode ser q mude a maneira de pensar a muita gente.
E quanto a mim,o facto de partilharmos tudo o q é nosso,é ainda mais compensador.
Um beijinho Marta,e finalmente vim ao Casa Comum!lololol
JC

P.S. "Lindinha" também a foto.;-)

Anónimo disse...

Olá Cleo


Sim, eu sei que há. Infelizmente.

Mas aqui a intenção era homenagear esta mulher, com estas incríveis condições de vida.

Porque lavar no rio, pressupõe que não tem água canalizada e por isso também não há esgotos.
E este rio da fotografia é o Rio Tejo!


beijinhos

Anónimo disse...

Olá Cristina


Aquela mulher nunca diria partilha, diria sempre ajuda e mesmo assim achando natural que não a haja.

Sei do que estás a falar, em relação a Lisboa ou outra qualquer cidade,
Isso são mentalidades.

mas nada de confundir, com as mulheres que querem ficar em casa, por opção.
Também há e acho que têm esse direito, assim o possam.


Beijinho

Anónimo disse...

Olá Luís


Não me interessa a originalidade dos temas, interessa-me falar das mulheres e neste momento o que me apetece é homenagear as mulheres, em todas as profissões, chamar a atenção para problemas com que se debatem no dia a dia.

Não há razão para diabolizar o homem, mas Luisinho que elas continuam a morrer de maus tratos e a levar porrada, disso podes ter a certeza.


beijinhos

Anónimo disse...

Olá Imperador


Acho muito bem o que fazes.

Os meus filhos também partilham as tarefas, felizmente, mas sempre a isso foram habituados desde criancinhas.


beijinhos

Luís Maia disse...

Falei na não diabolização do homem neste texto, em termos de elogio, pelo facto de não teres caído nessa tentação fácil.

Elogio não seria preciso por certo, nesses pequenos nadas o distingue da vulgaridade.

Não significa que não haja homens com esse comportamento.

O importante não é ser-se original, qualquer palhaço o pode ser.

Luís Maia

xistosa, josé torres disse...

Recordar é viver ... ou viver, recordando o que via ... ou que nos rodeava.
Nunca lavei roupa no rio, o Pônsul e o Ocreza, passavam longe de Castelo Branco, porque com 5/6 anos, não me lembro do meu Douro.
Recordo o Minho e as lavadeiras ...
Mas lavo, passo, cozinho, encero, limpo, e dou brilho, como diz o Criativo de Galochas.
Salvo erro já o escrevi aqui, até servi de parteira(o), no nascimento dos dois filhos ... coincidências da vida.
Tenho uma migo que quando viu o bebé a nascer desapareceu cheio de medo, isto passou-se na Casa de Saúde da Avenida, (dos Aliados - já não existe) e quando voltou ao quarto, estava a mãe já com o bebé nas mãos à espera que cortassem o cordão umbilical.
É por estas descrições e outras que me perco quase toda a noite na Net e depois me custa levantar de manhã.
A descrição merece a paisagem e o inverso também é verdadeiro.
Ainda não há muito tempo que estive para a surripiar.
Não vejo direitos de autor ... nem ligo a isso.
Quem coloca coisas na Net até devia sentir-se orgulhoso de outros se aproveitarem ...
Nestes casos, não há juiz nenhum que nos possa condenar. Digo, "nos", os que sacamos as coisas ...
Os direitos de autor, nestes casos, são os mesmo de um ir ao banco, levantar uma nota de 500 euros e pendurá-la no portão do quintal, já que não a posso colocar na net., com um letreiro.
Esta nota é do "xistosa" ...

Boa noite e bom fim de semana ... se voltar para a semana, porque o anti-vírus e o Mozilla andam em guerra, não devm perceber o que eu quero ... e estou muito bem e de repente abre-se uma janela, "o seu computador está em perigo, falhou o interface do BitDefender", isto ás vezes de 5 em 5 minutos ...
Já reclamei ... enviaram-me uma nova versão do "papa-bichos", mas vou esperar por quem sabe ... nem sei desinstalar o que tenho ...
Sapiências ...

Anónimo disse...

Olá Luís


Sabes o que que era o problema da velocidade, que me passei hoje com os fulanos da TMN?

Estava cheio de vírus o computador e tenho a última versão do McAfee.

Lá vou pagar a uma outra empresa que lhes dá assistência e colocaram-me novo anti-vírus, só por hoje, para limpar o que estava infectado.

Já tenho velocidade, pouca, mas tenho.
Yeeeeeeessss!

Eu percebi Luís.


beijinho

Anónimo disse...

Olá Xistosa


Pois....

Quando tiro imagens da net, para ilustrar um post, também não peço autorização.
Mas para escrever um texto para ela, para mim não sei porquê é diferente, peço.
Pelo menos se é português.

Todos têm dado.

O Nuno de Sousa tem fotografias espectaculares.


Beijinho

Temas e Instituições