Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

1 de abril de 2008

Hoje é dia de falar verdade

É muito fácil criticar-se os Países mais pobres do Mundo pelas suas incapacidades em responder ás necessidade básicas dos seus concidadãos, no que à saúde ou à educação dizem respeito.

Menosprezam-se alguns deles por não considerarem esses desideratos como meta fundamental das suas políticas, eu próprio o faço, quando me refiro a Portugal, porque normalmente sou violentamente crítico das políticas que optam por gastos sumptuários à luz das questões que para mim deveriam ser centrais na política dos partidos portugueses, ataque deliberado à fome, ataque ao fim das reformas de miséria, implementação eficaz dum serviço nacional de saúde, concreto e eficaz e ataque deliberado ao desemprego.

Esta introdução para dizer que, do mesmo modo, que a imprensa dum modo geral, está sempre tão atenta e servil, para elogiar os feitos tecnológicos da nação norte-americana, sempre tão ávida de se babar com as vantagem do sonho americano, não dê o destaque devido, aos factos da sua realidade económica, que como quase sempre acontece, nas sociedades onde o capitalismo ostenta a sua imagem mais feroz, que aquilo é muito bom, mas não é para todos, é só para alguns e respectivos servidores.

Eis um aspecto do "sucesso".
  • Em 2006 22 mil adultos morreram nos Estados Unidos por falta de seguros, mas 47 milhões de pessoas nos EUA não têm seguro de saúde. Só não morrerão se tiverem sorte de não adoecer com mais gravidade.
Entretanto em campanha eleitoral no Estado de Oregon, oferece-se por sorteio 10 mil seguros de saúde, mais uma vez a sorte pode sorrir, pelo que alguns dos 600 mil habitantes daquele estado, poderão não morrer por sorte.

Quantos milhões por dia gasta este País exemplo do Mundo livre como gostam de lhe chamar, na guerra mentirosa do Iraque mas que deixa morrer concidadãos só porque não têm dinheiro para, por exemplo, pagar a insulina que a sua diabetes exige. ?

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem lembrado.

E os pobres abaixo do limiar de pobreza, que são também milhões?


beijinho

xistosa, josé torres disse...

Eu dou-lhe um exemplo dum país exemplo ...(gosto das palinfrasias, um pouco menos das tautologias e nada, mas mesmo nada das tautofonias).
Mas isto são outras grafias ...

Inglaterra, um país muito mais desenvolvido que o EUA, só há pouco tempo é que no seu Serviço Nacional de Saúde, incluiram, Estomatologia ...
Parece inacreditável ???
Foi a sorte do meu filho ... aqui, ninguém trata dos dentes.
Tinha uma Clínica em melgaço e outra no Porto, (falando verdade, quem tinham eram os contribuintes, neste caso, os pais)

Pisgou-se, concorreu para a Suécia e Reino Unido e teve sorte.
Foi chamado para os dois.
Optou por Inglaterra, porque tinha a hipótese de Manchester, uma cidade, cara, mas muitíssimo menos que Londres e até Liverpol, que eram as outras chances.
A governo português faz bem em não incluir a estomatologia ... já chegam os problemas de obesidade e com os dentes sãos ... seria muito pior.

Estamos no inferno, mas os diabos não estão ainda ao rubro ..., temos uma folga ...

Temas e Instituições