Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

23 de abril de 2023

Unidade antifascista procura-se




Casa Comum, 27 de Fevereiro de 1943

Cara amiga

É lento, tudo muito lento, porque a repressão também não permite , mas tomei conhecimento que foi fundado em Dezembro do ano passado um Núcleo de Doutrina e Acção Socialista, com o objectivo de divulgar os ideais do socialismo do qual fazem parte os irmãos Magalhães Godinho, o filho do Afonso Costa, Mário de Castro, Gustavo Soromenho, António Macedo, Mário Cal Brandão, Artur Santos Silva, Paulo Quintela, Teixeira Ribeiro e Fernandes Martins, entre outros.

Porém as coisas pelas oposições também são muito complicadas, sempre difíceis os entendimentos, também porque convenhamos as desconfianças são muitas, porque há sempre a possibilidade da infiltração de bufos acontecer e dar cabo de uma organização que levou anos a conseguir.

É certo que isso é verdade, mas também o é que o Partido Comunista, nunca alinha em hipóteses de frente de combate, que não domine por inteiro.

No contexo da guerra actual, cujo o panorama tende felizmente a favorecer os Aliados (felizmente), incluindo a União Soviética cujo papel actual é de grande destaque, nessa mesma inversão depois das vitórias de Moscovo e de Leninegrado, o PCP propõe um programa imediato de acção em nove pontos, como base para constituição da unidade nacional de todas as organizações, grupos e individualidas antifascistas e patrióticas.

O primeiro desse pontos é o derrube do governo de Salazar e a instauração dum governo democrático de Unidade Nacional.

A verdade contudo é bem cruel, só nos últimos 3 meses morreram no Tarrafal, Damásio Martins Pereira, António Jesus Branco,Paulo José Dias e Joaquim Montes eram todos militantes comunistas. Isto depois de Bento Gonçalves também morto pela biliose, o terrivel carrasco que as más condições de vida dos presos e os precários cuidados médicos, ajudava a instalar.

Era assim que a biliose atacava no dizer de alguns presos "A biliosa aparecia de repente. Não era pressentida. E a todos nós assustava e nos fazia vigiar ansiosamente a urina. Porque quando se urinava sangue, quando a urina trazia um tom de café, era a biliosa"

Mas era assim, foi para isso mesmo que Salazar mandou construír o Tarrafal tão claro era objectivo que o director do Campo nunca o escondeu. Afirmou-o para que todos os presos soubessem a que estavam destinados.

Quem vem para o Tarrafal vem para morrer!”

E você minha cara amiga já foi ver o Aniki Bóbó que estreou em Dezembro do ano passado desse jovem realizador chamado Manuel de Oliveira ?



O vencedor do oscar deste tinha que ser o esperado Mrs. Miniver de William Wyler, que obteve 6 estatuetas, graças ao trabalho superior dessa grande actriz que dá pelo nome de Greer Garson. além disso penso que deva ficar na história dos melhores filmes de sempre.



Sem comentários:

Temas e Instituições