Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

20 de abril de 2023

Estados Unidos forçados a entrar na Guerra

 Casa Comum. 30 de Março de 1942


Cara amiga


  • Já lá está desde 1926 e vamos ter que continuar a grama-lo, pois o candidato único do regime único, às "eleições" presidenciais, foi de novo empossado como Presidente da República. Na véspera da votação Salazar "ordena" o voto em Carmona como forma de reforço do Estado Novo

  • Falando de Estado Novo e depois de ter bem presente que Salazar dizia em 1928, que os trabalhadores tinham direito a melhor casa e a melhor vida, a compensação para essa política foi, constatamos após este anos todos a criação dum nono Imposto, que chamou fundo de desemprego, que consistiu em arrancar aos seus magros salários mais 2,5% (só o ano passado foram arrancados aos trabalhadores 105 mil contos) e mesmo não havendo protecção no desemprego, ainda se assistiu ao encerramento de 380 escolas em 1940, por falta de verba para pagar aos professores.

  • Carmona reforçando o seu mandato fez-me lembrara a morte de Manuel Teixeira Gomes, que morreu o ano passado e me esqueci de assinalar em devido tempo

  •  Morreu em Bougie, na Argélia, que ele considerava "uma Sintra à beira-mar, para onde se retirara para, como ele dizia, se entregar com tranquilidade à sua obra literária.. Lembro que foi presidente da República entre 5 de Outubro de 1923 e 11 de Dezembro de 1925.

  • Este mês, Salazar estatificou todas as organizações de juventude, que passariam a ser controladas e fiscalizadas pela Mocidade Portuguesa, deixando de fora apenas as integrantes da Acção Católica.

  • Corre por aí, entre os comunistas que os seus filhos instados a usar a farda da Mocidade Portiguesas, dizem que o S do cinto que dizer " Somos sovietes Salazar não sabe"

  • O ataque a pearl Harbor base norte-americana do Pacífico e a subsquente declaração de guerra que o Japão fez aos Estados Unidos e à Grã-Bretanha, veio colocar agora aquele País na rota da guerra já que como seria de esperar no dia seguinte ao ataque de 7 de Dezembro do ano passado, o congresso americano aprova a entrada na Guerra.

  • Reacende-se a nosa esperança de se conseguir derrotar a besta nazi.

  • Já sei que a minha cara amiga não terá falhado em ir ver ao Eden o Pai Tirano o novo filme de António Lopes Ribeiro que estreou em setembro do ano passado. Mais um do estilo comédia que está na moda no nosso cinema.



Sem comentários:

Temas e Instituições