Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

14 de abril de 2023

Arbeit macht frei

 


Casa Comum, 15 de Junho de 1940

Cara amiga

Arbeit macht frei, (O trabalho liberta ) é o letreiro que se pode ler à porta de Auschwitz inaugurado em 20 de Maio de 1940, a partir de barracas de tijolo do exército polaco, para abrigar prisioneiros, que dizem vai ser utilizado para internar membros da resistência e intelectuais polacos. Dizem-me que campos de concentração de prisioneiros é normal de tempo de guerra e que as tropas aliadas também os têm. Não nego que seja verdade, mas a ambos exijo, que os prisioneiros sejam tratados com a dignidade que a convenção de Genebra impõe. Certo que já vamos na terceira,esta assinada em 1929 e que proclama
  • a obrigação de tratar os prisioneiros humanamente, sendo a tortura e quaisquer actos de pressão física ou psicológica proibidos.
  • obrigações sanitárias, seja ao nível da higiene ou da alimentação.
  • o respeito pela religião dos prisioneiros.
Espero que neste caso os alemães também respeitem essa convenção, mas não deixo de ficar apreensivo, com o letreiro da porta de entrada, lembrando que em exagero, cargas de trabalho desumanas, não são formas de educação, mas actos puros de tortura.

Paris foi bombardeada e na sequência do avanço alemão, a noticia alarmante que ontem Paris, foi tomada pelas tropas nazis que ali entraram em triunfo.O centro da Europa, a capital cultural dos homens livres foi assaltada pelas forças da opressão.

Derrotado e completamente aniquilado o exército aliado, foi pungentemente retirado em Dunquerque, entre os dias 28 de Maio e 4 de Junho, fortemente castigado pela tropas alemãs, conseguiram, apesar de tudo resgatar 120.000 homens em 5 dias.

Por cá tudo é paz e tranquilidade, tempo de festejos, para comemorar os 800 da fundação de Portugal e dos 260 da Restauração. Assim acontecerá a 23 de Junho próximo, quando Salazar e o Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco. cortarem a fita. Inúmeros pavilhões temáticos, dizem, abarcando as colónias e a presença dum Pavilhão do Brasil, único país estrangeiro convidado.

Até estou a pensar convidar a minha amiga a que visitemos a Exposição do Mundo Português, em conjunto. Dir-me-á depois se aceita.

Por hoje fiquemos-nos pela 1ª Sinfonia de Schubert.

Sem comentários:

Temas e Instituições