Casa Comum, 30 de Novembro de 1940
Cara amiga
Um grande amigo espanhol, fez-me uma revelação espantosa, pediu-me que apenas a partilhasse consigo, pois é um grande admirador seu, já que compartilham muita coisa, em especial o gosto por Brahms.
Disse-me ele que num documento produzido pelo estado-maior espanhol, Franco disse "Decidi preparar a invasão de Portugal, com o objectivo de ocupar Lisboa e o resto da costa portuguesa.
Franco prepara-se pois, para rasgar o tratado de amizade e não agressão entre Portugal e Espanha, assinado em Março do ano passado.E estão bem armados pois a Alemanha e a Itália, armou-os com tecnologia moderna de guerra. e nós não poderemos contar com o apoio britânico, que têm outras prioridades.
A entrada em Portugal será a tentativa de "remediar um erro". completando um velho desiderato das elites espanholas", que passava por retomar o poder em Portugal, perdido em 1640.
"Ninguém pode deixar de dar conta ao olhar para o mapa da Europa que, geograficamente falando, Portugal na realidade não tem o direito de existir. Tem apenas uma justificação moral e política para a sua independência pelos seus quase 800 anos de existência", foi isso que Serrano Suñer, ministro dos Estrangeiros terá dito ao homólogo Joachim von Ribbentrop.
Como vê minha querida nós a festejar no Mundo Português e os nuetros hermanos a preparar o nosso fim, esperemos que Hitler não concorde com isso e que não tenhamos que vir a agradecer a nossa independência a esse criminoso.
Sem comentários:
Enviar um comentário