Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

30 de dezembro de 2008

Ano novo em vida velha

Casa Comum, 2 de Janeiro de 1932

Minha cara amiga

Hoje tenho estado a ouvir o Russ Colombo numa miscelânea de êxitos de 1929, com a particularidade dele tocar violino e cantar, e outros êxitos como o Prisioner of love, ou o fantástico Paradise,

Enfim uma tarde a ouvir a música mais actual que vem lá fora como A Tear, a Kiss, a Smile, cantado pela Bebe Daniels e o Everett Marshall e a Janet Gaynor cantar aquela coisa do George Gershwin Somebody From Somewhere.

Foi assim que entrei o ano, embora preocupado, sobretudo com os sinais cada vez mais fortes, da aproximação entre a nossa ditadura e estado fascita italiano de Mussolini, com a chegada ontem do Italo Balbo, o ministro do Ar do Duce.

Em Outubro do ano passado, o conselho de Ministros, decidiu criar um Conselho Político Nacional, uma estrutura consultiva, composta por representantes dos sectores apoiantes da Ditadura coordenados pelo "chefe supremo" Salazar, mas essa decisão de Outubro, só agora em Dezembro teve a sua constituição oficializada, presidida pelo Carmona e que integra, Salazar, Armindo Monteiro, Manuel Rodrigues, Martinho Nobre de Melo, Mário Figueiredo e José Alberto dos Reis.O objectivo deste orgão consultivo. tem uma tarefa central, a preparação duma nova constituição, claramente é a Ditadura à procura da sua legalização.

É a resposta à tentativa da revolta dos aviadores de 26 Agosto, que durou 9 horas e cerca de 40 mortos. Entre os líderes da revolta o tenente-coronel Utra Machado, o major-aviador Sarmento Beires, Dias Antunes, Helder Ribeiro e Agatão Lança. mas com a participação de vários aviadores.

Como vc sabe o Sarmento de Beires, do partido Republicano, já tem história na oposição, pelo menos desde o golpe de 20 de Julho de 28, estando desde essa altura na clandestinidade e que por aí continuou, já que não foi apanhado, escapando ao destino dos outros, a deportação para Timor

Revolta foi derrotada pelas forças do governador militar de Lisboa, brigadeiro Daniel de Sousa. O planeamento da revolta falhou por completo pois estava planeado ser desencadeada ao mesmo tempo que a da Madeira.

Vamos ver o que vai dar este ano novo.



3 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Ouvi quase 5 min de Enrico Caruso.

Tenho pelo menos mais de 1kg de um antigo disco, anterior ao vinil, em que ele canta, não no YouTube, mas num gramofone, que deixei de saber colocar em funcionamento.
Que vozeirão ...
Não sendo um erudito nem sequer um amante, gostei de ouvir.

Espero que consigam parar a "fazedura" da Constituição ...

Luís Maia disse...

A constituição virá por certo, se o Botas disse que era preciso, é porque era.

O Caruso era uma lenda, mitificado num tempo em que era muito difícil ouvi-los cantar.

xistosa, josé torres disse...

Sei que o canto que se ouvia era o marchar das botas nas calçadas ...

Temas e Instituições