Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

6 de janeiro de 2009

Salazar chefia OFICIALMENTE o governo

Casa Comum, 06 de Julho de 1932

Cara amiga

Andávamos a adivinhar, infelizmente digo, que o Oliveira beirão, haveria de suceder ao já politicamente falecido há muito tempo, o primeiro-ministro Domingos de Oliveira, o "oliveira seca", há muito subjugado pela preponderância do seu ministro das Finanças, Salazar, sob a tutela dos militares, conduzida pelo presidente Carmona.

É assim que surge o 8º governo da Ditadura implantada em 28 de Maio de 1928, sendo Salazar o primeiro civíl a ocupar o cargo desde essa data. No discurso de posse, declara: os homens são outros, o Governo é o mesmo. Salienta, aliás, que nem todos os processos políticos servem para todos os tempos ou para todos os povos: os homens de governo têm, necessariamente, de actuar segundo o seu modo de ser e segundo as realidades do momento. Mantêm-se apenas Armindo Monteiro (colónias) e Cordeiro Ramos (justiça).mais os novos ministros, Albino Soares Pinto dos Reis , Manuel Rodrigues, Daniel Rodrigues de Sousa, Aníbal de Mesquita Guimarães, César de Sousa Mendes do Amaral Abrantes, Duarte Pacheco, Sebastião Garcia Ramires.

Ou me engano muito ou veio para ficar muito tempo, assim ele saiba manter as boas graças dos militares. A confiança de Carmona em Salazar é notável, já que nas comemorações do 28 de Maio deste ano, o condecorou com a Torre e Espada.

Entretanto os orçamentos com superavit, mesmo com o impacto da crise de 1929, do "mago das finanças" agravam a situação dos trabalhadores. Pão ou trabalho, foi a palavra de ordem levada à rua, em 29 de Fevereiro, na jornada de luta marcada pelo Partido Comunista Português, a Comissão Inter-Sindical e a Federação Nacional das Juventudes Comunistas.

Alegam que a burgesia e o seu Estado, dizem que não tem fundos para sustentar os seus desempregados, mas têm 900 mil contos para renovar o material de guerra, 200 mil contos para barcos de guerra e milhares para alimentar um colossal quadro de oficiais, mas não tem fundos para socorrer os desempregados.

Foi assim que aconteceram greves e manifestações nessa data, na Marinha Grande, Setúbal, Lisboa e Algarve, ferozmente reprimidas pela forças policiais e que levaram à prisão, em Abril passado de 11 militantes do PCP.

Na Alemanha o Hindenburg foi eleito presidente da república na Alemanha, numas eleições em que concorreu o Adolf Hitler, como representante do NSDAP o partido nazi que felizmente ficou bem longe da eleição, mas o chanceler Von Papen, terá como missão trazê-los para o governo, pois apesar de terem perdido votos nas eleições de 1931, ainda são o maior partido do Reichstag.

República e jesuítas é uma coisa que não casa bem. em Janeiro deste ano o governo republicano espanhol expulsa-os, obrigando-os nomeadamente à dissolução das actividades académicas, tendo já começado a chegar cá, pelo menos o nosso ensino, para alguns da elite, vai beneficiar com isso.

Isto vai longo, por hoje despeço-me, mas quero deixar uma mensagem musical magnífica. Para recordar o Concerto para violino em sol menor op. 26 de Max Bruch um compositor e maestro judeu de origem alemã, falecido em 1920.


3 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Aqui estão as datas e confio nelas. Nem podia deixar de ser, para quem nunca gostou de História e mesmo por causa das datas.
Mas ouvi algo muito parecido, talvez resquícios do antigamente, ou quem sabe, como estou a ouvir mal, não tenha sido há poucos anos.
Constou-me que havia um ministro assim, num governo assado, que comprou fragatas, aviões e submarinos ... sim aquele belo equipamento que equipa de ar-mar-e-terra.
E foram contratos tão bem feitos que voltou lá,, ao gabinete, muito tempo depois, para fotocopiar a caligrafia ...

Até os combatentes, (antigos), ficaram de mãos, quero dizer, boca aberta.

Abençoados políticos que sempre olharam pela nossa carteira, desculpe, vidinha.
Porque vida é a deles!!!

E por hoje despeço-me com as saudades do "velho" amigo das Marias e Josés ...

Táxi Pluvioso disse...

O país bem precisa de jesuítas. E que levem os franciscanos. Pensando melhor que os levem a todos.

Luís Filipe Maia disse...

Mau caro José

este nosso Portugal esteve sempre entregue aos bichos e sem bem que a História não se repita, os bicho são tão parecidos que para mal dos nossos pecados eles é que se repetem.

OK taxi

o Pombal bem tentou, mas voltaram à cena do crime, hoje são óptimo a ensinar ricos, ms é indiscutível que sob o ponto de vista do ensino o papel deles na educação foi importante

Temas e Instituições