Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

11 de janeiro de 2009

A morte de D.Manuel II

Casa Comum, 31 de Julho de 1932

Minha prezada amiga

A sua conhecida simpatia pela causa monárquica, faz-me endereçar-lhe os meus sinceros votos de pesar pela morte no passado dia 2 de D.Manuel II, em Londres onde se encontrava exilado.

A notícia é que D.Manuel, tinha ido no dia anterior a Wimbledon assistir a um jogo de ténis, organizado pelo Old England Club, de que aliás era sócio. Ter-se-á sentido mal à saída, queixando-se da garganta.

No dia seguinte, o médico, proibiu a sua saída de casa, que lhe causou grande pesar, já que no dia seguinte havia o casamento da filha do seu fiel servidor e amigo António Pereira.

O certo é que não melhorou, foi sempre piorando e por certo por muita incúria do seu médico assistente, acabou por falecer com um edema da glote, que acabaria por o sufocar, quando um simples abertura exterior na garganta, ter-lhe-ia por certo salvo a vida.

De um modo geral, a notícia foi recebida com alguma consternação, até porque a figura de D.Manuel de Bragança, não era antipática e mesmo da parte dos mais arreigados republicanos, havia a noção óbvia que ele não era nem nunca foi o responsável pelos erros da monarquia.

Na sua residência em Fulwell Park, velou-se o corpo, do último rei de Portugal, que faleceu com 42 anos nas circunstâncias infelizes, que lhe descrevi.Para o funeral, além de sua mãe, chegaram de Portugal, muitos dos seus amigos

O cortejo fúnebre, teve a presença de todos eles e claro de sua mãe D.Amélia de Orleans e da sua viúva D.Augusta Vitória, dirigindo-se para Weybridge, para o jazigo dos condes de Paris, na cripta da igreja de São Carlos Barromeu, onde ficou sepultado a aguardar o regresso a Portugal.

Só no dia seguinte a urna seria transportada para Westminster, para serem rezadas as solenes exéquias com a presença das principais casas reais europeias.

Soube-se no passado dia 10 que o Salazar, mandou publicar uma nota oficiosa, onde diz que "atendendo ao desejo manifestado pelo sr. D.Manuel, que o seus restos mortais repousasse na Pátria e do patriotismo que sempre deu provas, resolveu-se tomar a iniciativa da sua transladação, fixando-se oportunamente o programa das cerimónias a realizar".

Tanto quanto está anunciado, chegará no próximo dia 2 de Agosto, o cruzador Concord, que a Grã-Bretanha cederá. para transportar os seus restos mortais, que ficarão em câmara ardente na nave central da Estação Sul e Sueste, seguindo depois para o Mosteiro de São Vicente de Fora, onde ficará sepultado junto a seu Pai e irmão.

A nota musical de hoje é o Stabat Mater de Rossini

Sem comentários:

Temas e Instituições