Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

25 de janeiro de 2009

Normas e ministros da propaganda


Casa Comum, 15 de Novembro de 1933

Meu amigo

Fui há dias ao São Luís ver a Canção de Lisboa, um filme do Continelli Telmo, como o Vasco Santana e a Beatriz Costa e o António Silva,uma comédia muito viva e bem disposta, que gostei muito, até porque suponho ser uma inovação entre nós.

Li com muita atenção o que vc me disse sobre a nova constituição e para que não diga que eu não me ligo à política, veja bem que até li alguns artigos.

A impressão que fico, é que as liberdades das pessoas o seu bem mais precioso, está cada vez mais ameaçado. Veja por exemplo que o artº 8º da Constituição diz defender"
a liberdade de pensamento sob qualquer forma", mas no n.º 20 refere-se que "leis especiais regularão o exercício da liberdade de pensamento".

Claro que não se trata dum simples erro, é premeditado, porque ao mesmo tempo que se publica a Constituição se estabelece um regime de Censura Prévia onde abertamente se diz que a função da censura será "
impedir a perversão da opinião pública na sua função de força social e deverá ser exercida por forma a defendê-la de todos os factores que a desorientem contra a verdade, a justiça, a moral, a boa administração e o bem comum, e a evitar que sejam atacados os princípios fundamentais da organização da sociedade" .

Está tudo dito é o governo que reserva para si os critérios do que seria a verdade, a justiça, a moral, etc.

Então com este exemplos, sobre a vida política em Portugal, realmente mais vale dedicar-mo-nos ao que vale a pena a Arte.

Soube que vão criar o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, para perseverar as obras do nosso pintor, primeiro presidente da SNBA falecido recentemente.

Bastante desiludida fiquei, foi com o Almada Negreiros, por ter aceite criar o cartaz "Votai a Constituição".

Não esperava que cedesse ao convite do António Ferro do SPN-Secretariado da Propaganda Nacional, é uma cedência ao propagandista do Salazar. Como vê meu caro Luís, posso não ser militante anarquista, mas há coisas, por mais insignificantes que possam parecer, das quais não abdico.


Ainda a propósito de arte e liberdades ou falta delas no dia 29 de março, a direcção da UFA a produtora alemã de filmes, demitiu funcionários judeus, causando o segundo grande êxodo de artistas alemães para o exterior.

"A arte é livre e deve continuar livre, mas tem de se adaptar a certas normas!" Esta frase foi dita pelo ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

Curiosa esta analogia entre respeito pelas normas e ministros da propaganda do governo nazi de Hitler e governo "democrático" de Salazar.

Hoje convido-o a ouvir o Piano concerto nº 2 de Bela Bartok que estreou este ano em Frankfurt, outro artista que me disseram já deixou a Alemanha, provavelmente por causa das "normas".



Sem comentários:

Temas e Instituições