Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

11 de outubro de 2008

Medalha de bronze nos Olímpicos de Amesterdão

Casa Comum, 15 de Agosto de 1928

Cara amiga Severa

A vida afinal não é só composta de misérias, tristezas e desencontros, pelo menos regresso de Amesterdão banhado pela beleza da ilusão (será ?) do entendimento entre os povos, que os Jogos Olímpicos nos induzem.

Curiosamente esta 9ª edição foi a primeira edição da era moderna onde o Barão de Coubertin não esteve presente por doença a mesma onde pela primeira vez a chama olímpica se manteve acesa durante toda a duração dos jogos.

O grande momento para mim foi quando um remador australiano, parou para deixar passar uma família de patos que atravessava em fila frente ao seu barco e mesmo assim , conseguiu ganhar e acabaria por conquistar a medalha de ouro na final.

Fiquei feliz , sobretudo pela amiga Severa pois as mulheres tiveram o direito de competir pela primeira vez nos jogos, apesar das objeções do Papa Pio IX sempre reaccionária a Igreja Católica Apostólica Romana, insiste em menosprezar o papel das nossas companheiras.

O importante é competir, mas até obtivemos alguns resultados interessantes, mas só uma medalha de bronze, na esgrima por equipas. Enfim é a nossa pequenez, mas apesar de tudo viemos medalhados, entre 46 nações presentes.

Pois aproveito a viagem por forma a estar presente na estreia em Berlim da Ópera de 3 vinténs de Bertolt Brecht no dia 31 deste mês, depois lhe conto em pormenor, minha cara amiga.

Ai no nosso cantinho disseram-me que o "nosso" beirão das Finaças apresentou um orçamento para o ano que vem, com um superavit de 1577, eis reflexo da ditadura das finanças, mas presumo minha cara amiga que infelizmente não serei eu nem você, que vamos apertar o cinto, para o homem cumprir esse desiderato, são sempre os mesmos que já passam fome e morrem tuberculosos.

Despeço-me com a notícia da morte recente de Janacek um músico checo, que sei a minha amiga gostar muito, por me recordar ouvirmos a Sinfonietta em sua casa.


3 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Das lusas vitórias, gosto do Lázaro, nas Olimpídas de Estocolmo 1912. O carpinteiro maratonista untou o corpo de sebo e morreu incapaz de transpirar.

Não tenho nos meus apontamentos esse bronze na esgrima. Bronze houve, as primeiras medalhas lusas, na equipa de hipismo em 1924, em Paris.

Luís Maia disse...

Mas é verdade meu caro Táxi

Paulo d'Eça Leal, Mário de Noronha, Jorge Paiva, Frederico Paredes, João Sasseti e Henrique da Silveira foram terceiros na prova de espada por equipas.

Foi também o ano da nossa estreia no futebol, duas vitórias e a eliminação nos quarto de final frente ao Egipto derrota por 2 a 1

Um abraço

Táxi Pluvioso disse...

Ó diabo, tenho de corrigir os meus apontamentos. A seguir ao hipismo de 1924 tinha a prata na vela em Londres, 1948.

Temas e Instituições