Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

15 de julho de 2010

Os ditadores também se abatem



  • Casa Comum, 5 de Maio de 1945

Não tenho por hábito, festejar a morte de ninguém, mas desta vez abrir uma garrafa de champagne e francês para honrar as resistências francesa e italiana, pelo desaparecimento dos dois tiranos Mussolini e Hitler e no espaço de 2 dias.

O Duce foi apanhado pela resistência e fuzilado juntamente com a sua companheira, Clara Petacci que embora pudesse fugir, preferiu permanecer ao lado dele até o fim. As últimas palavras de Mussolini – em óbvia deferência à sua personalidade egocêntrica – foram:
" Atirem aqui " (disse ele apontando para o peito). " Não destruam o meu perfil"

Os seus restos mortais e de Clara estão expostos na Piazalle Loreto em Milão fala-se que a sua autópsia vai ser filmada e tornada pública. Só o seu passado bárbaro pode justificar esta conduta primária do povo italiano


Dois dias depois chegam notícias da morte de Hitler. Ainda duma forma confusa, diz-se que terá cometido suicídio, mas como o seu corpo não apareceu, subsistem as dúvidas sobre o seu fim. Para uns terá sido cremado após o suicídio, por ordem sua para evitar a devassa do seu corpo, como aconteceu a Mussolini. Já ouvi considerar-se a hipótese de fuga para parte incerta

Também a sua mulher Eva Braun, com quem teria se casado pouco antes do suicídio, optando pela morte com o seu amado, românticas estas namoradas dos ditadores.


Ao saber destas atitudes, é que o nosso indestrutível líder Salazar, não quer oficializar as suas aventuras amorosas, parece que dá azar, pensará ele.

Hoje um pequeno apontamento me ocorre Le chant des partisans por Yves Montand

Sem comentários:

Temas e Instituições