Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

9 de julho de 2010

Muitas vitórias em memória de Roosevelt



  • Casa Comum, 21 de Abri de 1945
Amiga Mourisca

Em 11 de Abril passado, na iminência de sua libertação, prisioneiros famintos e extenuados lançaram-se de assalto aos vigias, assumindo o controle do campo.

Nessa tarde, as tropas americanas ocuparam Buchenwald, e os soldados da Terceira Divisão do Exército Americano lá encontraram mais de 21.000 pessoas. Entre Julho de 1937 e Abril de 1945, cerca de 250.000 pessoas de todos os países europeus ficaram aprisionados em Buchenwald.

O número de mortes no campo de Buchenwald não pode ser dado com precisão pois uma quantidade significativa de prisioneiros nunca foi registada: sabe-se que pelo menos 56.000 detidos do sexo masculino foram assassinados no sistema de Buchenwald, dos quais 11.000 eram judeus.

O primeiro campo de extermínio foi Chelmno, inaugurado em Warthegau (parte da Polónia anexada à Alemanha) em Dezembro de 1941. Os mortos eram principalmente judeus que juntamente com ciganos foram mortos por envenenamento em furgões de gás.

Praticamente todos os deportados que chegavam a estes campos eram imediatamente enviados para a morte nas câmaras de gás

. O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B.

No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau.

Quem teria por certo gostado de ter conhecimento da libertação de mais este campo de horror, era Roosevelt , o presidente dos EUA que hoje faleceu, quando cumpria o seu quarto mandato, o único da história americana a consegui-lo

Há 35 anos que sofria de polimielite, que tentava disfarçar nas suas aparições públicas, mas ele era um homem doente, sofrendo de hipertensão e sérios problemas cardíacos, que agravavam o seu estado geral, acabando por sofrer um derrame cerebral fatal neste mesmo dia 12 de Abril.

Relembrado que Roosevelt obteve a sua primeira vitória eleitoral em Novembro de 1932, contra Herbert Hoover, então em exercício. A crise económica mundial grassava, 14 milhões de norte-americanos estavam desempregados, centenas de milhares amargavam miséria.

Roosevelt agiu rapidamente. O New Deal, englobava medidas como um programa de ocupação profissional, créditos a juros baixos e a implementação da segurança social que tem sido bem sucedido como aliás se atesta pela sua esmagadora vitória nas eleições presidenciais de 1936.


O avanço aliado não para, agora a certeza da vitória é evidente, enquanto a Alemanha nazi recua, em completa desagregação e depois de queda de Nuremberga e da rendição de Ruhn, hoje mesmo chega a notícia que os soviético chegam a Berlim

Fico feliz até porque esse marco histórico, ficará assinalado no 1º aniversário do Luís Filipe o filho da Cesarina e do Francisco

Por tudo isto merecemos ouvir a 4ª de Mahler a sua doçura far-nos-á muito bem

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Os bons tempos da Europa, talvez voltem, agora com a lutas pelos euritos.

Temas e Instituições