Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

5 de outubro de 2009

Quase tudo o vento levou



Casa Comum, 20 de Dezembro de 1939
Cara amiga


Podíamos minha cara amiga, estar hoje a festejar com champagne, num jantar que teria todo o gosto em a convidar, no Tavares Rico, para juntos festejar a morte de Hitler, no caso do plano Valquíria ter sido bem sucedido.

Gizado por alguns militares que, descontentes com a política de Hitler se uniram para tentar matá-lo.
Quem liderava o plano era o Coronel Claus Von Stauffenberg. que pretendia levar para uma reunião de costume, onde se fazia a análise da situação da guerra, duas bombas inglesas numa maleta.

Tentaria ficar o mais próximo possível de Hitler e depois de acionadas as bombas, teriam cerca de 15 minutos para saír do local, antes da explosão.

Se o plano desse certo, a informação da morte de Hitler deveria ser passada para Berlin, para que o QG fosse isolado.

Uma antecipação ao horário da reunião, perturbou a armação do duplo engenho explosivo o que acabou fazendo com que ele não tivesse tempo de armar a segunda bomba, que ao explodir e porque a mudança de local dum bunker, para uma sala aberta, alterou as condições de impacto, não tenha obtido o efeito pretendido, causar a morte do ditador, que acabou por escapar apenas com ferimentos ligeiros.

Adiemos pois a comemoração, enquanto infelizmente a guerra continua.

Em primeira mão lhe falo dum filme de Vitor Fleming, que me contaram estreou há dias em Atlanta e se aguarda a estreia em Lisboa com muita expectativa.

As filmagens principais começaram em 26 de Janeiro de 1939 e terminaram 5 meses depois, em 27 de Junho. Este filme é, talvez, o melhor exemplo de como o cinema é um processo colectivo, já que teve vários realizadores. George Cukor foi o primeiro a trabalhar no filme, mas foi substituído após três semanas de filmagens porque Clark Gable não estava satisfeito com o seu trabalho. Cukor foi substituido por Victor Fleming, que realizou 45% do filme e é creditado como realizador na ficha técnica (Cukor continuou a trabalhar no filme como “tutor” de Leigh e de Havilland). A meio das filmagens Fleming teve um esgotamento e foi substituido, durante duas semanas, por Sam Wood.


Hoje vamos ouvir Shosyakovitch na sinfonia nº12 em ré menor, se calhar um bocado bolchevista para o seu gosto, mas paciência, espero que o seu gosto pela música se consiga abstrair de certos aspectos laterais.

A música de Wagner será eterna, mesmo sendo a preferida de Hitler

3 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

E logo no Tavares rico, eu sou (era) cliente do Comebebe. boa semana

xistosa, josé torres disse...

Há sempre um mas ... uma areia na engrenagem ...
Algo falha, mas sempre para o mesmo lado.
Fatalidade?
Eu, se tivesse estado lá, contentava-me com o Bruto do Auchan.

Cumprimentos e uma boa semana.

Luís Maia disse...

Pois é meu caro Taxi, o Comebebe e os seus bifes a 2$50, também comi por lá mas se calhar abriu mais tarde.

Temas e Instituições