Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

6 de setembro de 2008

Existirá vida para além do deficit ?



Minha cara amiga Severa, tenho estranhado a sua ausência, tanto assim que aceitei o seu convite de subir aos seu cantinho, para ouvir uma coisa que me deu saudade e que tenho pena de não ter partilhado com a minha cara amiga. "Desembrulhei" a sua vasta colecção Beethoven e deliciei-me com a sempre maravilhosa Sonata nº2 em dó sustenido menor op.27 a Sonata ao luar.

Deu-me para me lembrar de Rilke falecido em 1926, porque também mais uma vez seguindo os seus avisados conselhos é na arte que podemos encontrar lenitivo, para os dias cinzentos que vivemos.

Recordo-lhe este poema e que dizer dele, aparenta arrogância de sentir quase divino, mas ostenta a sua (e nossa) indiscutível pequenez, não acha

Que farás tu, meu Deus, se eu perecer?

Que farás tu, meu Deus, se eu perecer?
Eu sou o teu vaso - e se me quebro?
Eu sou tua água - e se apodreço?
Sou tua roupa e teu trabalho
Comigo perdes tu o teu sentido.

Depois de mim não terás um lugar
Onde as palavras ardentes te saúdem.
Dos teus pés cansados cairão
As sandálias que sou.
Perderás tua ampla túnica.
Teu olhar que em minhas pálpebras,
Como num travesseiro,
Ardentemente recebo,
Virá me procurar por largo tempo
E se deitará, na hora do crepúsculo,
No duro chão de pedra.

Que farás tu, meu Deus? O medo me domina.

Por cá os nossos pequenos "deuses", que espero efémeros, continuam a sua ascenção ao poder, culminada com a "eleição" de Carmona para Presidente da Republica. Rica eleição esta quando aos opositores é proibida a actividade política, muito embora a operação de maquilhagem da polícia política especial de Lisboa e Porto, tenha dado lugar "apenas" a uma Polícia de Informações do Ministério do Interior.

Por mim sempre me assustaram as criações, dos super polícias, mesmo que sejam só rotulados de Informadores.

O Sínel de Cordes continua a levar nas lonas dum tal António de Oliveira Salazar, nas páginas do Novidades, que ataca ferozmente a política do Ministro das Finanças. Claro que parece ser oposição, mas quanto a mim e a outras pessoas mais dadas às questões da Economia, não deixam de considerar correctos os seus pontos de vista, naturalmente muito mais abalizados por ser um regente de Finanças e de Economia Política de Coimbra, do que as medidas preconizadas pelo general Sínel, que toma medidas da ... corda

Diz-lhe o Oliveira Salazar que foi um erro o Sínel ter "esmolado" um grande empréstimo internacional, sem ter garantido um prévio restabelecimento orçamental.

Provavelmente o Sínel de Corde está convencido que existe vida para além do deficit.

Casa Comum, 31 de Março de 1928

4 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Não é uma desculpa ... mas pensei que a história tinha parado.

Estou admirado comigo, consegui passar para Mp3, (será assim que se chama?), a "Sonata ao Luar".
Agora vou tentar descobrir como ouvi-la sem auscultadores.
Também quero saber o que vai fazer esse tal Oliveira Salazar.

Luís Maia disse...

Meu caro José

No blogue da minha amiga Severa Mourisca pode ouvir toda a Sonata Nº2

aqui

http://melomonoteca.blogspot.com/2008/09/beethoven-moonlignht-sonata.html

Este meu blogue também pretende ser um sitio para se reflectir, a partir duma grande verdade é que ao mesmo tempo que existiriam Hitleres, Salazares e outros biltres, também aconteceu Beethoven, Dali, Brahms e outros seres verdadeiramente divinos que nos encheram a alma de beleza .

Um abraço

Luís Maia disse...

Já agora caro José

se for possível diga-me como passou o video a MP3

pode ser pelo mail

lfilipemaia@gmail.com

um abraço

xistosa, josé torres disse...

O meu computador não percebe o que eu quero, se soubesse os trabalhos que passei há poucos dias.
Foi a actualização do Mozilla e do XP Pack 2, tudo para o 3.
Fiquei sem os favoritos e sem muitos ficheiros e imagens, por culpa de ambos.
Eu que visito 105 blogs, fiquei descalço.
Num forum, lá apareceu um alma caridosa e com muito custo, lá levei o computador ao sítio.

O meu genro parece que foi ao blog, "http://foipararnanet.com", mas aqui:
"http://mtube.awardspace.com", parece-me que também convertem ao cristianismo.
Pronto.
Já vendi a mercadoria toda!
Um bom fim de semana.

Temas e Instituições