Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

20 de fevereiro de 2011

O assassínio dum exemplo para a humanidade


  • Casa Comum, 31 de Março de 1948
  • Amiga Severa
No dia 30 de Janeiro passado , Gandhi foi assassinado a tiros de revolver em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão.

Você sabe o quanto admiro este homem, calculará portanto o sentimento que me acompanha neste momento. Que dizer dum homem, completamente despojado de interesse material, que orientava a sua vida pelo bem do seu semelhante e que deixa esse sentir até nas suas últimas palavras, o seu último pedido, justamente a não-punição de seu assassino, que não creio seja atendido pelo justiça

O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges.

Ele havia iniciado um jejum no dia 13 de Janeiro, em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses e no dia 20 daquele mês, sofreu um atentado: uma bomba foi lançada em sua direcção, mas ninguém ficou ferido.

Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efectivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - muçulmano.

Por cá a habitual graxa ao ditador, contextualizado numa manifestação "espontâneamente organizada" por mulheres anónimas de Portugal, para agradecerem ao chefe ter evitado a entrada na guerra.

Mês de Janeiro atribulado este também devido ao facto da Senhora de Fátima, ter regressado da sua terceira saída, que começara em Outubro de 1947. Nesta ocasião, a imagem peregrinou pelo Alentejo e Algarve, passando a fronteira luso-espanhola por duas vezes, em Elvas e Badajoz, e em Vila Real de Santo António.

Orgulhosamente sós Salazar recusa a aplicação a Portugal da modalidade de apoio financeira e técnico proposto pelos EUA, no âmbito do plano Marshall, A justificação da negativa, foi genérica como ele disse por motivos de política geral.Não sei se era bom ou mau para o País, inclino-me porém em pensar que um País pobre e atrasada podería beneficiar dalgum apoio financeiro.

Isso penso eu claro, mas o velho botas, desconfiado de tudo o que ultrapasse a fronteira de Santa Comba acho mais prudente não expor o País, a contaminação estrangeira.

E assim vamos cumprindo o nosso solitário fado, bem expresso aliás na estreia dum novo filme no Trindade do Porto o filme de Perdigão Queiroga, Fado História duma cantadeira,

O mais português de todos os filmes como Salazar gosta e a censura previamente visou



Falando em cinema o Óscar do melhor filme do ano de 1947 foi para Gentleman's Agreement de Elia Kazan com Gregory Peck, Dorothy McGuire, John Garfield e Celeste Holm. Este sim um grande filme que ficará na história do cinema



De vez em quando gosto de lhe falar dos desenhos animados, recordando esta delicia na versão do Pica pau feito xerife



Estava me esquecendo, de a informar, da detenção pela PIDE da viúva e do filho do general Marques Godinho e do seu jovem advogado de defesa Adriano Moreira, por ofensas à dignidade do Estado, porque de terem responsabilizado o ministro da Guerra Santos Costa, pela morte do general, requerendo a instauração dum processo judicial por homicídio.

A inutilidade de actos, quando se sabe à partida que a nada podem conduzir, são mesmo a assinatura dos verdadeiros heróis que vencem sempre.

Vamos ouvir a 4ª de Bruckner, para nos elevarmos acima da rasteira e sibilina política nacional

2 comentários:

Luna disse...

quem luta por algo real como a não violência é uma luta muito dura e desigual pois estamos habituados a fazer guerras para obter paz, e normalmente essas pessoas acabam por ter uma morte que fica marcada no pensamento da humanidade
bj

Táxi Pluvioso disse...

"A inutilidade de actos" continua hoje.

Bom Carnaval

Temas e Instituições