Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

30 de dezembro de 2010

O chefe equilibra a gula das famílias que o rodeiam

  • Casa Comum,28 de Fevereiro de 1947
  • Cara amiga
Em defesa de melhores salários e como forma de protesto continua a luta contra este regime ditatorial, entraram em greve um grande número de trabalhadores da construção naval da região de Lisboa.

Este protesto é cordenado pela estrutura clandestina do PCP, e tem sido violentamente reprimido pelas forças policiais

No dia 12 de Janeiro, realizou-se uma jornada a Almada, organizada pela Comissão Distrital de Lisboa do MUD Juvenil, interrompida pela PIDE e pela GNR.

A "Jornada" de Lopes Graça com letra de José Gomes Ferreira foi adoptada como hino do movimento, tendo sido cantada a caminho de Cacilhas.



Entretanto do passado dia 4 deste mês Salazar, remodela o governo, tentando equilibrar as forças dos seus lacaios, um equilíbrio entre as duas principais "ffamílias políticas do Regime", a ala "conservadora", afecta a Santos Costa, e a ala "reformista" conotada com Marcelo Caetano.

Oliveira Salazar deixa a pasta dos Estrangeiros entregando a Caeiro da Mata, um professor da Faculdade de Direito de Lisboa, um monárquico do partido Regenerador, e que transitou da Educação.

A pasto do Interior foi para Cancela de Abreu, as Obras Públicas para Frederico Ulrich,um lisboeta Engenheiro civil para continuar Duarte Pacheco as Comunicações para Gomes de Araújo, as Colónias para Teófilo Duarte, um militar e ex-legionário e governador de Cabo Verde.

A Educação Nacional para Pires de Lima e a Economia entregue a Daniel Barbosa substituindo Supico Pinto,que por oposição de Santos Costa, Salazar não nomeia para os estrangeiros, apesar de o ter formalmente convidado.

O chefe é poderoso mas sabe que tem que acarinhar as suas clientelas

Fala-se que vem ai o Plano Marshall. Com a devastação provocada pela guerra, a Europa enfrenta cada vez mais manifestações de contestação aos governos constituídos.

Os Estados Unidos analisaram a crise europeia e, concluíram que ela punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar sua própria economia, dando espaço para a expansão do comunismo.

Com isso, os norte-americanos optaram por ajudar na recuperação dos países europeus. Com esse objectivo criaram o Plano Marshall. Os recursos são utilizados para comprar alimentos, fertilizantes e rações, mas também matérias-primas e produtos semi-industrializados, combustíveis, veículos e máquinas.

Claro que grande parte desses bens são de procedência norte-americana o que me deixa na dúvida se o plano que teoricamente pretende desenvolver a Europa, não propõe antes de tudo desenvolver os próprios Estados Unidos.

Vamos ver mas ainda não há a certeza se Salazar vai recorrer a essa ajuda.



Sua reputação como um dos melhores saxofonistas é tal que alguns críticos dizem que ele é insuperável, conta 27 anos actualmente lança um novo trabalho com o trompetista Dizzie Gillespie, do qual Oop-poo-a.da é um exemplo. Um novo estilo de jazz.



Hoje minha amiga o convite é para ouvirmos Bruckner na sua 7ª Sinfonia.

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Estou cada dez mais convencido de que o movimento da História se acelerou para chegarmos a 2010, daqui para a frente seremos o povo mais avançado da Terra.

Um bom ano.

Temas e Instituições