Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

18 de novembro de 2010

Os melhores anos da vida DELES



  • Casa Comum, 31 de Agosto de 1946
  • Cara amiga

No dia 8 de Maio comemorou-se o 1º aniversário do fim da Guerra Mundial, mas se bem que aquele flagelo tenha acabado o certo é que as relações entre a União Soviética e os Estados Unidos têm vindo a arrefecer bastante

A falta de confiança fez quebrar os compromissos assumidos durante a guerra. Estaline, por um lado, não cumpriu a promessa de fazer eleições livres na Europa de Leste, e Truman, por sua vez, não concedeu o auxílio prometido à reconstrução da União Soviética no período do pós-guerra.

Durante vários meses, um diplomata americano em Moscovo, tentou advertir a lideranças políticas de seu país contra Estaline. Mas ninguém lhe deu atenção. Seu papel de diplomata insignificante mudou de forma radical no dia em que a União Soviética rejeitou a filiação ao Banco Mundial.

Sem entender nada, a Secretaria das Finanças buscou mais informações junto à sua embaixada em Moscovo. Como o embaixador não estivesse, o próprio Kennan ditou o telegrama de resposta à secretária, no dia 22 de Fevereiro .

O documento continha 8 mil palavras e fazia sérias advertências às intenções expansionistas de Estaline. Para evitar que o telegrama fosse visto por pessoas não autorizadas, dividiu-o em cinco partes.

Na opinião de Kennan, Moscovo tinha por objectivo expandir as fronteiras soviéticas e se aproveitaria de qualquer organização internacional que lhe desse oportunidade para ampliar seu poder, em detrimento do de outros.

A tensão aumentou ainda mais quando Estaline, proferiu um discurso interpretado pelos norte-americanos como uma declaração de guerra ideológica ao Ocidente.

Onde irá parar este arrefecimento ?

Supondo-se que com conhecimento prévio de Carmona, está constituída, por iniciativa de um grupo de personalidades civis e militares, uma Junta Militar de Libertação Nacional desenrolando-se os preparativos conspiratórios para um golpe militar.
Dizem-me que dele fazem parte o comandante Mendes Cabeçadas o general Marques Godinho e Celestino Soares, entre algumas outras personalidades conhecidas da oposição como João Soares e Castanheira Lobo.

As reuniões decorrem no Colégio Moderno, em Lisboa, Almada e Tomar Aguardemos no que vai resultar mais esta tentativa de rebelião

No passado dia 22 de Julho, tenho a notícia que um jornalista do Time foi expulso, por ter escrito uma noticia sobre a situação critica que se vivia em Portugal, debaixo da ditadura do Estado Novo, criticando violenta mas justamente a figura do beirão António. è sua expulsão junta-se a condenação do Time ver as suas vendas proibidas por 6 anos

Em 2 de Junho de 1946, após vinte anos de fascismo e cinco anos de guerra, os italianos votam o referendo para decidir entre a República e a Monarquia. 54,3% dos eleitores escolheram a República decretando, com uma margem de 2 milhões de votos, o fim da Monarquia e o exílio dos Savoia.

É também eleita a Assembleia Constituinte, encarregada de redigir a nova Constituição.

Não quero deixar de referir um grande filme deste ano por certo candidato aos Óscares "os melhores anos da nossa vida", mas cujo titulo não ilustra por certo o caso português.



Por cá a 16 de Agosto estreou no cinema Trindade, a nova coprodução com Espanha, “A Mantilha de Beatriz”, filme realizado pelo espanhol Eduardo Garcia Maroto. O filme era uma adaptação dum romance de Pinheiro Chagas.

Interpretação de António Vilar, Virgílio Teixeira, Paiva Raposo, Barroso Lopes, Helga Liné e Manuel Lereno e do lado dos espanhóis, surgiam Margarita Andrey, Juan Espantaleon e Maria Isbert.

Este filme aborda um tema novo no cinema português, adaptações dos chamados romances de capa e espada a “A Mantilha de Beatriz”, segue esse modelo A estreia foi um êxito tanto em Portugal como em Espanha.

A crítica diz dele : “Acção, romance, amor e aventura são os motivos fortes, inabaláveis que fazem deste filme, original no seu género, um filme sensacional, um filme que não esquecerá.”

A minha amiga veja e depois diga-me se concorda.

Sem comentários:

Temas e Instituições