- Casa Comum, 30 de Setembro de 1944
Cara amiga
Já sabemos que uma das formas que o Salazar utiliza para dominar o que lhe escapa é organizar, para poder controlar, estruturas que podem potenciar oposição. Acontece assim com os sindicatos, e agora com os estudante africanos que oriundos do Império, vêm estudar para Lisboa.
Para melhor vigiar esse africanos, a ditadura salazarista funda uma associação Casa dos Estudantes do Império, na Avenida Duque d’ Ávila em Lisboa
Para além de um refeitório, fornecia assistência médica e promovia actividades culturais e desportivas. Será um local para se juntarem estudantes das colónias.
Faço votos que o tiro lhe saia pela culatra.
Salazar remodela o governo, tornando-o, se possível ainda mais "ultra conservador" Supico Pinto para a Economia, substituindo Rafael Duque o antigo presidente da câmara municipal da Chamusca e agricultor abastado, mas que não resistiu à necessidade de reforço da máquina ideológica do Estado Novo.
Para a Guerra um militar da linha mais dura, Santos Costa, bem como para o Interior, em que nomeia Botelho Moniz. Para a Marinha promove Américo Tomaz, da presidência da Junta da Marinha Mercante e para as Colónias foi buscar o jurista Marcelo Caetano, até agora comissário nacional da Mocidade Portuguesa
As informações da frente guerra, são as melhores com êxito da operação Market Garden realizada durante a Segunda Guerra Mundial, entre os dias 17 e 25 deste mês com o objectivo táctico de capturar uma série de pontes sobre os rios principais dos Países Baixos ocupados pelos alemães.
Para isso, foram utilizadas tropas pára-quedistas em larga escala, em conjunto com um rápido avanço de unidades blindadas pelas estradas, a fim de atingir o propósito estratégico de permitir que os Aliados pudessem atravessar o Reno, a última grande barreira natural a um avanço sobre a Alemanha.
Hoje vou-lhe falar dum conjunto americano norte-americano The Platters, que são muito bons
pode comprová-lo ouvindo o You’ll Never Know
Que sob o comando do General Dwight David Eisenhower, consigam o objectivo dos aliados, chegar a Berlim o mais rápido possível, são, tenho a certeza, os nosso votos.
Pela sua carga simbólica sugiro hoje a audição da Sinfonia Nº 4 de Darius Milhaud.
1 comentário:
Os aliados (FMI) também estão quase a chegar agora.
Enviar um comentário