Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

15 de abril de 2010

Overlord em tempo de esperança

  • Casa Comum,31 de Julho de 1944
  • Amiga Severa
Não tenho dúvida, está aí o que virá a ser a concretização dos nossos sonhos o desembarque das forças aliadas na Europa Ocidental, que envolveram 175 mil soldados americanos, britânicos e de muitas outras nacionalidade na Normandia, numa operação a que chamaram Overlord e cuja importância o futuro nos dirá




A amiga Severa não terá faltado à estreia do filme do Arthur Duarte a Menina da Radio, segundo o gosto desta época, no estilo ligeiro cá da nossa gente mas com o desempenho de alguns bons actores de teatro que temos como Maria Eugénia, Óscar de Lemos, Fernando Ribeiro, Teresa Casal, Maria Gabriela, Maria Olguim, Ribeirinho e António Silva e Maria Matos, que também neste filme contracenam como par amoroso.



A Salazar tinha prometido oferecer aos desportista portugueses e no passado dia 10 de Junho no dia da Raça, foi inaugurado o Estádio Nacional, obra ainda projectada pelo malogrado Duarte Pacheco.

Todos os momentos daquele dia, "cheiravam" a nazismo, desde os discursos aos desfiles, passando na própria arquitectura baseada nas concepções do 3º reich, até ao simbolismo das saudações nazis, durante o desfile.

Positivo foi a vitória do Sporting por 3-2 sobre o Benfica, encontro entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal.

Fernando Peyroteo, abriu o marcador aos 55 minutos e o Sporting saiu do Jamor com duas Taças a Império, instituída pela Federação Portuguesa de Futebol e a do Estádio, entregue pelo Governo de Salazar.





Todos este aparato nazi, não parece deixar antever o declínio e a derrota do odiado nazismo, que como comecei por dizer o dia 6 de Junho o Dia-D deixa antever.

A oposição em Portugal contudo, sonha com o dia da libertação nacional e elaborou um
Programa de Emergência do Governo Provisório, adoptado pelo Conselho Nacional este mês.

UM documento elaborado por um comité composto por,Barbosa de Magalhães, Azevedo Gomes, Bento de Jesus Caraça, Álvaro Cunhal, Luís Dias Amado, Jacinto Simões e José Magalhães Godinho, que recebeu a aprovação do Conselho Nacional numa reunião de dois dias na casa do Dr. Luciano Barata

Os seus nove pontos representavam uma combinação das medidas de emergência propostas
pelo Partido Comunista com algumas reformas mais específicadesejadas pelos republicanos

  • a destruição do sistema fascista,
  • a introduçãodum sistema democrático,
  • o melhoramento das condições de vida do povo português,
  • a democratização do crédito e das instituições bancárias,
  • o desenvolvimento da educação e da cultura,
  • a reforma do sistema judicial,
  • a reorganização das forças armadas,
  • a defesa da unidade de Portugal e das colónias
  • o apoio de Portugal aos Aliados e às Nações Unidas
Fico feliz por saber que em pela primeira vez em 18 anos, as forças democráticas demonstraram que eram capazes de se unificar e de propor uma alternativa prática.

Considero este mês de Julho de 1944 o da esperança

Convido a festejar com o maior dos grandes de sempre Beethoven

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Claro que não há nada de positivo em "a vitória do Sporting por 3-2 sobre o Benfica", fascismo é tolerado, derrotas do Benfica, não, por isso é que os americanos "marshallizaram" a Europa. bfds

Temas e Instituições