Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

18 de novembro de 2010

Os melhores anos da vida DELES



  • Casa Comum, 31 de Agosto de 1946
  • Cara amiga

No dia 8 de Maio comemorou-se o 1º aniversário do fim da Guerra Mundial, mas se bem que aquele flagelo tenha acabado o certo é que as relações entre a União Soviética e os Estados Unidos têm vindo a arrefecer bastante

A falta de confiança fez quebrar os compromissos assumidos durante a guerra. Estaline, por um lado, não cumpriu a promessa de fazer eleições livres na Europa de Leste, e Truman, por sua vez, não concedeu o auxílio prometido à reconstrução da União Soviética no período do pós-guerra.

Durante vários meses, um diplomata americano em Moscovo, tentou advertir a lideranças políticas de seu país contra Estaline. Mas ninguém lhe deu atenção. Seu papel de diplomata insignificante mudou de forma radical no dia em que a União Soviética rejeitou a filiação ao Banco Mundial.

Sem entender nada, a Secretaria das Finanças buscou mais informações junto à sua embaixada em Moscovo. Como o embaixador não estivesse, o próprio Kennan ditou o telegrama de resposta à secretária, no dia 22 de Fevereiro .

O documento continha 8 mil palavras e fazia sérias advertências às intenções expansionistas de Estaline. Para evitar que o telegrama fosse visto por pessoas não autorizadas, dividiu-o em cinco partes.

Na opinião de Kennan, Moscovo tinha por objectivo expandir as fronteiras soviéticas e se aproveitaria de qualquer organização internacional que lhe desse oportunidade para ampliar seu poder, em detrimento do de outros.

A tensão aumentou ainda mais quando Estaline, proferiu um discurso interpretado pelos norte-americanos como uma declaração de guerra ideológica ao Ocidente.

Onde irá parar este arrefecimento ?

Supondo-se que com conhecimento prévio de Carmona, está constituída, por iniciativa de um grupo de personalidades civis e militares, uma Junta Militar de Libertação Nacional desenrolando-se os preparativos conspiratórios para um golpe militar.
Dizem-me que dele fazem parte o comandante Mendes Cabeçadas o general Marques Godinho e Celestino Soares, entre algumas outras personalidades conhecidas da oposição como João Soares e Castanheira Lobo.

As reuniões decorrem no Colégio Moderno, em Lisboa, Almada e Tomar Aguardemos no que vai resultar mais esta tentativa de rebelião

No passado dia 22 de Julho, tenho a notícia que um jornalista do Time foi expulso, por ter escrito uma noticia sobre a situação critica que se vivia em Portugal, debaixo da ditadura do Estado Novo, criticando violenta mas justamente a figura do beirão António. è sua expulsão junta-se a condenação do Time ver as suas vendas proibidas por 6 anos

Em 2 de Junho de 1946, após vinte anos de fascismo e cinco anos de guerra, os italianos votam o referendo para decidir entre a República e a Monarquia. 54,3% dos eleitores escolheram a República decretando, com uma margem de 2 milhões de votos, o fim da Monarquia e o exílio dos Savoia.

É também eleita a Assembleia Constituinte, encarregada de redigir a nova Constituição.

Não quero deixar de referir um grande filme deste ano por certo candidato aos Óscares "os melhores anos da nossa vida", mas cujo titulo não ilustra por certo o caso português.



Por cá a 16 de Agosto estreou no cinema Trindade, a nova coprodução com Espanha, “A Mantilha de Beatriz”, filme realizado pelo espanhol Eduardo Garcia Maroto. O filme era uma adaptação dum romance de Pinheiro Chagas.

Interpretação de António Vilar, Virgílio Teixeira, Paiva Raposo, Barroso Lopes, Helga Liné e Manuel Lereno e do lado dos espanhóis, surgiam Margarita Andrey, Juan Espantaleon e Maria Isbert.

Este filme aborda um tema novo no cinema português, adaptações dos chamados romances de capa e espada a “A Mantilha de Beatriz”, segue esse modelo A estreia foi um êxito tanto em Portugal como em Espanha.

A crítica diz dele : “Acção, romance, amor e aventura são os motivos fortes, inabaláveis que fazem deste filme, original no seu género, um filme sensacional, um filme que não esquecerá.”

A minha amiga veja e depois diga-me se concorda.

7 de novembro de 2010

A cínica amnistia



  • Casa Comun, 1 de Abril de 1946
  • Amiga severa
Manifestação do MUD junto do monumento a António José de AlmeidaManifestação do MUD junto do monumento a António José de Almeida
Entramos num ano novo com os velhos problemas e dificuldades e os atavismos tradicionais. O povo luta com as fracas armas que tem para vencer a miséria e essas mesmas dificuldades, que lhe são impostas por uma ditadura feroz que lhe cala a voz e o violenta.

Todas as oportunidades são boas para o protesto, como a manifestação a 31 de Janeiro organizada pelo MUD junto ao monumento a António José de Almeida e que a partir da evocação dum acontecimento, ligado à história do republicanismo português, aproveita-o sempre para salientar que os acontecimentos políticos que hoje se vivem em Portugal, não têm que ver com essa história, nunca a ditadura se pode confundir com República, porque essa terminou em 1926.

A extinção do campo de concentração do Tarrafal aparecia , em todas as manifestações, como uma das principais reclamações do povo português bem como a exigência de libertação dos antifascistas aí condenados à morte lenta


Poderosas manifestações e comícios da 0posição Democrática marcam a campanha eleitoral que Salazar é forçado a conceder, sob a pressão da opinião pública nacional e internacional. «Amnistia» e «Extinção do Tarrafal - duas das principais reclamações apresentadas na campanha levaram a que a 26 de Janeiro tivessem embarcam com destino a Portugal os presos «amnistiados» do Campo de Concentração do Tarrafal. e que chegaram a Lisboa a 1 de Fevereiro.


Eram 110 o número de detidos chegados a Lisboa mas permanecem ainda no campo de Cabo Verde 52 deportados.


Demonstra bem esta atitude que Salazar, apenas amnistiou alguns presos políticos, para dar uma acalmada na opinião pública nacional, embora esta lhe interesse muito pouco, mas sobretudo para iludir a opinião internacional, que o exigia na sequência da lufada libertária que sacudiu o Mundo, no fim do nazismo


Hoje deixo-lhe a referência a este desenho animado do Pica-pau que saiu este ano e que revela a qualidade e o humor desta produção americana,



oue este outro chamado a hora do banho



Já ouviu falar minha amiga no jovem cantor americano chamado Frank Sinatra, que se augura uma grande carreira agora que lançou o seu primeiro album chamado a Voz de Frank Sinatra



Temas e Instituições