Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

10 de janeiro de 2010

Estados Unidos forçados a entrar na Guerra



Casa Comum. 30 de Março de 1942

Cara amiga

Já lá está desde 1926 e vamos ter que continuar a grama-lo, pois o candidato único do regime único, às "eleições" presidenciais, foi de novo empossado como Presidente da República. Na véspera da votação Salazar "ordena" o voto em Carmona como forma de reforço do Estado Novo

Falando de Estado Novo e depois de ter bem presente que Salazar dizia em 1928, que os trabalhadores tinham direito a melhor casa e a melhor vida, a compensação para essa política foi, constatamos após este anos todos a criação dum nono Imposto, que chamou fundo de desemprego, que consistiu em arrancar aos seus magros salários mais 2,5% (só o ano passado foram arrancados aos trabalhadores 105 mil contos) e mesmo não havendo protecção no desemprego, ainda se assistiu ao encerramento de 380 escolas em 1940, por falta de verba para pagar aos professores.

Carmona reforçando o seu mandato fez-me lembrara a morte de Manuel Teixeira Gomes, que morreu o ano passado e me esqueci de assinalar em devido tempo. Morreu em Bougie, na Argélia, que ele considerava "uma Sintra à beira-mar, para onde se retirara para, como ele dizia, se entregar com tranquilidade à sua obra literária.. Lembro que foi presidente da República entre 5 de Outubro de 1923 e 11 de Dezembro de 1925.

Este mês, Salazar estatificou todas as organizações de juventude, que passariam a ser controladas e fiscalizadas pela Mocidade Portuguesa, deixando de fora apenas as integrantes da Acção Católica.

Corre por aí, entre os comunistas que os seus filhos instados a usar a farda da Mocidade Portiguesas, dizem que o S do cinto que dizer " Somos sovietes Salazar não sabe"

O ataque a pearl Harbor base norte-americana do Pacífico




e a subsquente declaração de guerra que o Japão fez aos Estados Unidos e à Grã-Bretanha, veio colocar agora aquele País na rota da guerra já que como seria de esperar no dia seguinte ao ataque de 7 de Dezembro do ano passado, o congresso americano aprova a entrada na Guerra.

Reacende-se a nosa esperança de se conseguir derrotar a besta nazi.

Já sei que a minha cara amiga não terá falhado em ir ver ao Eden o Pai Tirano o novo filme de António Lopes Ribeiro que estreou em setembro do ano passado. Mais um do estilo comédia que está na moda no nosso cinema.



O convite de hoje é para Richard Strauss na Morte e Transfiguração


2 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Ó como estamos a precisar de outra guerra para animar. A "Segunda" foi chocha, as lições de vida estão na dita Primeira.

Luís Maia disse...

Pois não é a primeira vez que leio a opinião da necessidade de nova guerra.
Não tanto no aspecto lúdico como na sua expressão mas porque razões demo-economicista, tipo há gente a mais isto com menos uns milhões andava melhor

Um abraço

Temas e Instituições