Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

14 de abril de 2009



Casa Comum, 30 de Abril de 1937

Amiga Severa

Nem chegámos a comentar a criação de mais uma instituição fascistóide, que o nosso ditador, resolveu autorizar, continuando a sua tendência, para copiar as instituições nazis.

Neste caso a comparação deve ser feita com os camisas castanhas, as SA, fundadas em 1921 por Hitler e que tanta importância tiveram, na sua tomada do poder.

Basicamente a Legião Portuguesa é uma milícia, sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra, para defender "o património espiritual" e "combater a ameaça comunista e o anarquismo", de acordo com a ideologia do Estado Novo.

Essa "coisa" foi fundada em Setembro do ano passado, por proposta do Botelho Moniz, e é presidida por João Pinto da Costa Leite (Lumbrales), sendo o general Casimiro Teles, acompanhado pelos capitães Correia Guedes e Silva Neves, respectivamente, chefe e sub-chefes do Estado Maior da Legião.

Há quem diga que o chefe supremo Salazar, não apreciou muito a ideia desta organização, que aglutina alguns nomes provenientes do Nacionalismo Lusitano, a Cruzada Nacional Nuno Álvares Pereira e a Liga 28 de Maio e antigos apoiantes de Sidónio Pais. Porém a presença do Lumbrales, terá sido uma imposição sua, seu amigo pessoal e da máxima confiança, trará algum descanso.

Vamos ver que ele por certo não deixará de tirar partido, desta organização, a favor dos intuitos do Estado Novo.

Para já foi vê-los desfilar garbosos, no comício festa do passado dia 28 de Maio.Talvez o exército tenha ficado com ciúmes.



No mês de Março, foi criada as Casas dos Pescadores, mais uma organização para cimentar a criação do estado corporativo, à semelhança do que aconteceu no mundo rural, com a existência das Casas do Povo, "estatizando "a economia primária, com o objectivo de fazer desaparecer as diferenças de interesse, entre patrões e empregados, tudo encantado na paz de senhor, debaixo do tecto das respectivas casas, retirando, no salazarento entendimento qualquer espécie de interesse aos sindicatos.

A sangrenta guerra civil aqui ao lado, teve mais uma cena trágica, o bombardeamento que Guernica, capital da província Basca, que a 26 de Abril de 1937 foi alvo por parte de aviões alemães (Legião Condor) por ordem do General Franco. Dos 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos.

Fica o horror duma pequena aldeia basca a ser bombardeada pela aviação nazi, aliada do nazi Franco.

Hoje resta-me a beleza de Mozart, para amenizar o trágico das atrocidades, vamos ouvir o maravilhoso Piano concerto nº26 em ré maior.






Sem comentários:

Temas e Instituições