Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

23 de outubro de 2010

Nova farsa eleitoral

  • Casa Comum, 31 de Dezembro de 1945
  • Cara amiga

Salazar tinha prometido eleições livres "tão livres como na livre Inglaterra" e assim considerou estas que tiveram lugar no passado dia 18 de Novembro, nas quais a UN elegeu todos os seus 120 candidatos. A percentagem de eleitores recenseados não ultrapassa 12% do total da população e Albino dos Reis é eleito presidente da AN, sucedendo a José Alberto dos Reis.

Foram 9o9456 eleitores recenseados como disse apenas 12% do total da população.

Para mascarar o acontecimento permitira que o MUD se apresentasse a eleições,porém criando uma teia tão grande de dificuldades, entre limitações, ameaças e acções de intimidação aos apoiantes oposicionistas que levaram o MUD a apelar à abstenção, considerando que não estavam reunidas às condições para a realização de um acto eleitoral com um mínimo de isenção
Sobre eleições livres está tudo dito, embora nas ruas e nos campos por todo o Alentejo e Ribatejo de ergam greves e manifestações , que reivindicavam aumentos salariais.

Destaco entretanto a eleição de Maria Lamas como presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, associação fundada durante a I República em 1914 por Adelaide Cabette.

Esta mulher que nascera em Torres Novas em 1893 e que começara por receber uma educação de tipo tradicional no Convento de Santa Teresa de Jesus saiu do colégio em 1910, por alturas da proclamação da República, acontecimento que referia como um dos marcos profundos da sua vida.

Divorciada de Ribeiro da Fonseca com quem viveria em Africa,fixa-se em Lisboa, onde se dedica ao jornalismo, iniciando-se numa agência de notícias, depois na revista ‘Civilização’ e finalmente no ‘Século’ onde entrou, pela mão de Ferreira de Castro.

As suas intenções em prol da defesa e dignificação do papel das mulheres serão s melhores mas esta teia que nos cerca é cada vez mais apertada, apenas as instituições da repressão vão mudando de nome de quando em vez.

Agora acabou a PVDE e nasce a PIDE, que passa a poder deter legalmente para averiguações sem qualquer controlo judicial os suspeitos de actividades contra a segurança do Estado

Como estava no Porto na altura fui ao Coliseu no passado dia 12 ver a estreia do José do Telhado de Armando de Miranda que dizer ? É cinema português com as qualidade e defeitos que sabemos.


o meu convite musical de hoje é para a 2ª Sinfonia de Schubert.

Temas e Instituições